Eleições 2018. Coordenador do plano econômico do candidato tucano sugere pacote de medidas para atrair mais investimento externo
“Todas as eleições são importantes, mas essa será fundamental para decidir se queremos ser o Chile ou a Venezuela”. Esse foi o discurso de abertura dos planos de campanha do candidato Geraldo Alckmin, nas palavras de seu assessor econômico, Persio Arida. O ex-presidente do Banco Central foi um dos participantes do debate sobre as eleições 2018 realizado nesta terça-feira, 07.08, durante a Confraria de Economia realizada pelo Experience Club em São Paulo, que contou com a presença dos chefes econômicos das campanhas de João Amoêdo, Gustavo Franco; e Ciro Gomes, Mauro Benevides Fº. A abertura do evento contou com palestra do ex-ministro da Fazenda do Chile, Andrés Velasco (saiba mais aqui).
Em sua proposição, Arida não deu margem para dúvidas no discurso. “Vamos abrir a economia de maneira radicalmente rápida. Vamos atrair os insumos, a capacidade produtiva e os investimentos que precisamos, retomando novamente as parcerias internacionais que interessam”, disse Arida, destacando os acordos em negociação com a União Europeia e países do Pacífico.
Em paralelo à abertura, os planos para um governo Alckmin preveem a reforma do Estado, buscando mais eficiência tecnológica em um modelo de “governo digital”. A reforma tributária, fiscal e da previdência também são prioridades para o início do governo, considerando o apoio do presidente recém-eleito e as alianças já afiançadas no Congresso.
A proposta econômica também destaca a importância das privatizações e uma nova política educacional, privilegiando o ensino pré-universitário para aumentar a produtividade da mão de obra que ingressa no mercado de trabalho. Sobretudo, Arida acredita no sucesso do equilíbrio das contas públicas para colocar o país novamente no caminho do crescimento.
“Acreditamos que é perfeitamente possível eliminar o déficit público em dois anos e chegar ao superávit nas contas em quatro anos, o que será um impulso fundamental para a queda dos juros básicos da economia e a atração de mais investimentos”. Veja como foi o debate e mais propostas aqui.
Por Arnaldo Comin
Leave A Reply