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Quatro dicas para gerenciar equipes multiculturais em TI

Marcelo Ramos *Marcelo Ramos é vice-presidente sênior e gerente geral da Axway para a América Latina | 29 setembro 2017

Até o fim do século passado, a maioria das organizações empregava uma força de trabalho que era uma representação de sua geografia. Hoje em dia, o mundo é muito menor. Vivemos em uma economia global que tem o apoio de uma tecnologia em constante evolução, constituindo equipes de trabalho multiculturais.

O maior benefício de abrigar uma força de trabalho multicultural é a competência intercultural que é inerentemente agregada à organização. Com uma variedade de origens na mesa de reunião ou em uma conference call, certos benefícios rapidamente vêm à tona. Primeiro, você pode ter certeza de que será desafiado pelo colega. Vários pontos de vista promovem um conhecimento mais profundo de produto e mercado, e uma infinidade de origens e experiências respaldam questões de atendimento ao cliente, sensíveis em termos culturais.

Por essas e outras razões, as forças de trabalho multiculturais são conhecidas por serem mais produtivas e mais criativas, conforme estudo da Fast Company. Equipes diversas também superam a concorrência. Um relatório da McKinsey, de 2015, revelou que as empresas melhores posicionadas na questão de diversidade étnica e racial na administração estavam 35% mais propensas a obter retornos financeiros acima da média do setor. Em outro estudo, publicado no Economic Geography, os autores concluíram que maior diversidade cultural aumenta a inovação. Descobriu-se que empresas administradas por equipes de liderança diversas são mais propensas a desenvolver novos produtos do que as com liderança homogênea.

É inerente ao processo de internacionalização das empresas que haja uma hierarquia global – responder a um líder ou gerir uma equipe alocada fora do país é cada vez mais comum e, neste cenário, o valor trazido por mentes internacionais trabalhando em conjunto em um escritório compartilhado ou por meio de ferramentas seguras de comunicação e de compartilhamento on-line aprimora nossas capacidades e nossa prestação de serviço, aspectos que são criticamente importantes para nossa principal prioridade: fornecer uma experiência satisfatória ao cliente. Embora ideias provenientes de uma colaboração internacional aumentem o nível de inovação, uma atmosfera multicultural precisa ser bem administrada.

Um ambiente multicultural também é composto de desafios gerenciais. Sem uma consideração cuidadosa da composição da equipe e de uma compreensão clara das capacidades e da motivação, podem ocorrer desalinhamentos internos que impactam, de modo negativo, o ambiente de trabalho, a interação com clientes e o resultado.

Contudo, ainda que haja desafios ao gerenciar uma equipe multicultural, eles podem ser superados. E são muitos os benefícios de fazê-lo. Veja algumas dicas para manter sua equipe trabalhando bem e em conjunto:

1. Personalize seu estilo de gerenciamento – em uma equipe multicultural, é importante ouvir e se adaptar. Peça opinião e feedback aos funcionários. Estimule a troca de ideias. Trate as pessoas como indivíduos, em vez de como seus pensamentos sobre um grupo cultural como um todo.

2. Incentive o diálogo de equipe – relacionamentos pessoais sólidos são criticamente importantes e tudo o que você puder fazer para estimulá-los é um passo na direção certa. Multinacionais têm mais dificuldades com essa questão, porque happy hours mensais ou eventos de desenvolvimento de equipe nem sempre são possíveis. Contudo, chats por vídeo semanais com a equipe são uma alternativa. Algumas empresas tiveram sucesso com o uso de campeonatos de videogame para melhorar o companheirismo, por exemplo.

3. Defina regras e expectativas claras e divulgue-as – uma sensação clara de direção e objetivo é importante para cada pessoa, e melhora a efetividade que qualquer grupo pode atingir. Se houver confusão ao longo do caminho, intervenha logo.

4. Conceda autonomia quando apropriado – os benefícios são inerentes às equipes multiculturais, contudo, você precisa deixar a diversidade funcionar. Dê suporte aos processos de pensamento e criatividade enquanto mantém uma política de portas abertas para qualquer um que tenha uma ideia ou queira expressar uma preocupação. E lembre-se: recompensa e reconhecimento para um trabalho bem feito não tem um tamanho único.

Ainda que uma equipe multicultural exija atenção especial na parte de administração, é muito gratificante para a organização e também para os funcionários individuais. Uma administração prestativa, com comunicação contínua e  respeito pelas diferenças têm sido a chave para manter uma cultura inovadora e positiva. Forças de trabalho multiculturais são o modo pelo qual as melhores ideias nascem e execuções sólidas são formadas. São também o modo pelo qual as pessoas se desenvolvem.

 

 

 

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