RH

A educação como futuro

João Luís Costa | 11 outubro 2016
Antonio Batista

“Os executivos precisam ser menos escravos da performance e mais agentes do progresso”. Dessa forma, o professor Antonio Batista, presidente da Fundação Dom Cabral, iniciou uma apresentação para empresários paulistas, onde mostrou como a educação executiva pode vir a produzir mudanças importantes nas corporações. Segundo Batista, países hoje possuem o que chama de “democracia imperfeita” e, por isso, sofrem com problemas como corrupção, falta de transparência e ineficiência.

Para ele, a educação executiva é a chave para que o Brasil passe para um patamar mais interessante. Batista destacou que o país enfrenta uma situação complicada, em um cenário complexo de desglobalização, onde o Brasil tem baixa taxa de participação na economia mundial e, além disso, baixíssimo grau de inovação. Para ele, a educação executiva poderia ajudar as empresas a aumentar sua capacidade de inovação e, com isso, levar o país a níveis melhores. Mas, a grande questão é, de fato, a educação em geral.

O professor explica que o país terá fechada sua janela demográfica em 20 anos. “Hoje temos cerca de 50 milhões de jovens e estamos desperdiçando essa força de trabalho com uma educação deficiente. Daqui 20 anos não teremos essa quantidade de gente e, também, nossa pirâmide etária se inverterá. O país não terá mais essa oportunidade”, afirma.

Batista também afirma que, como o mundo está passando por uma forte mudança, hoje os executivos das empresas não são mais cobrados apenas por resultados, mas também por estratégias e outras medidas. Também identifica falta de lideranças, sejam empresariais, políticas ou sociais, o que dificulta encontrar pessoas que possam levar organizações, comunidades ou países a ocupar um lugar de mais destaque no mundo. Para ele, a educação corporativa pode ajudar as empresas a mudar o mindset do resultado financeiro para o de resultado sustentável. “Resultados passados não indicam mais resultados futuros”, afirma.

X

Contato

Se a sua empresa se encaixa no perfil para ser tornar Associada ou Patrocinadora, envie seus dados para podermos entrar em contato o mais breve possível.

X

Participe do Experience Club

X

Increva-se para receber
nossas Newsletters


Em breve novo site no ar!