Tecnologia

Como a TI pode acelerar
a educação

Sonia Nabarrete | 6 junho 2017

Na segunda edição do CIO WEEK, promovida pelo Experience Club, no Guarujá (SP), quatro educadores, de diferentes instituições, foram convidados a falar sobre como a Tecnologia da Informação (TI) pode acelerar o processo de educação. Houve consenso: todos concordaram que a TI é uma ferramenta fundamental, mas faz parte de um processo mais amplo, que envolve a família e dura a vida inteira.

Ruben Pimenta, Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no Centro Estadual de Educação Paula Souza, está à frente de uma instituição pública que mantém 20 mil alunos em 200 cursos técnicos ministrados em 300 plantas. A vontade de investir em tecnologia esbarra na burocracia do governo do estado. Seu foco, no momento, é dar oportunidade para que parceiros desenvolvam projetos em que os alunos se identifiquem.“Mais do que consumidores, quero formar profissionais que saibam fazer tecnologia”, diz Pimenta.

Já Valdenice Cerqueira, Coordenadora geral de Tecnologia do Colégio Dante Alighieri, lida com adolescentes que têm sede de tecnologia, sentem facilidade em aprender, mas precisam ser protegidos dos riscos inerentes à internet. “Ao mesmo tempo em que consideramos a TI uma ferramenta importante no aprendizado e investimos no treinamento de professores, tomamos todo o cuidado para garantir a privacidade e a segurança dos alunos”, afirma ela.

José Brito, Gestor de Tecnologia da Informação do Instituto Presbiteriano Mackenzie ,  acredita que a tecnologia pode contribuir, acelerando o processo de aprendizado e que o papel do professor precisa ser revisto. “Hoje, o professor não é mais apenas aquele que transmite conteúdo, mas o que estimula o aprendizado, investindo sobretudo nas pessoas”

Antonio Carlos Gianoto, professor e consultor na área de Tecnologia da Informação e Comunicações no Centro Universitário FEI, argumenta que a formação do aluno começa na capacitação de seus professores. “Na instituição em que trabalho, exige-se que todos os professores tenham doutorado e publiquem trabalhos no Brasil e no exterior duas vezes ao ano”, diz ele.

Leia mais sobre o CIO Week

O papel do novo CIO na gestão de negócios

Inteligência Artificial Watson não para de surpreender

Pesquisa mostra crescimento de crimes digitais

X

Contato

Se a sua empresa se encaixa no perfil para ser tornar Associada ou Patrocinadora, envie seus dados para podermos entrar em contato o mais breve possível.

X

Participe do Experience Club

X

Increva-se para receber
nossas Newsletters


Em breve novo site no ar!