Descompressão

Conheça o monociclo que não cai e pode facilitar o transporte nas grandes cidades

João Luís Costa | 4 agosto 2017

Tudo começou com uma pergunta da filha de 13 anos, sobre se seria possível construir uma moto com apenas uma roda. A partir daí, o engenheiro Chris Hoffmann, de Portland (EUA), começou a pensar como construí-la e, em parceria com Tony Ozrelic,desenvolveram três protótipos antes de emplacar a versão final da Ryno, um veículo de uma roda só, pesando menos de 10 kg, altamente tecnológico, capaz de se deslocar a uma velocidade de pouco menos de 17 km/h, impulsionado por dois motores elétricos e dotado de sensores e giroscópios que o mantém equilibrado.

Oito anos depois do insight de sua filha, a Ryno tornou-se uma empresa, com Hoffmann como CEO e Tony Ozrelic, co-fundador e a monobike, como também é conhecida, começa a ser vendida a um preço por volta de US$ 5,2 mil. Entre as vantagens anunciadas pela empresa estão a facilidade de locomoção, estacionamento e baixo peso, o que torna possível subir o veículo em elevadores, por exemplo. Adaptando-se um suporte, também pode ser usado para transportar pequenas compras de supermercado, por exemplo.

Pilotagem e combustível

O sistema de quatro giroscópios atua para que a Ryno permaneça estável e o guidão é usado de maneira intuitiva: ao ser girado, leva a monobike para o lado que se deseja. Inclinar-se para frente ou para trás aumenta ou diminui sua velocidade e, para estacionar, basta esticar o trapézio instalado na frente do veículo e incliná-lo. As baterias da Ryno fornecem autonomia para cerca de uma hora de uso contínuo na velocidade máxima e demoram aproximadamente seis horas numa tomada para ser totalmente carregada.

Agora, a empresa busca homologar a Ryno para uso em diversas cidades (nos EUA, cada estado e cidade têm legislação própria para uso de veículos motorizados), mas também está de olho no mercado de segurança de shopping centers e policiamento e segurança de parques públicos.

 

X

Contato

Se a sua empresa se encaixa no perfil para ser tornar Associada ou Patrocinadora, envie seus dados para podermos entrar em contato o mais breve possível.

X

Participe do Experience Club

X

Increva-se para receber
nossas Newsletters


Em breve novo site no ar!