Mercado

Experience Club tem série de matérias sobre educação

João Luís Costa | 18 setembro 2017

O Experience Club News apresenta uma série de cinco matérias sobre o tema educação. Em um futuro que se apresenta de curto prazo, carros autônomos aparecem já como uma realidade, assim como atendimentos robóticos já substituem equipes inteiras de telemarketing. Nesse cenário, as empresas enfrentam grande dificuldade para contratar mão de obra especializada e o motivo é a educação deficiente que a população recebe. Não que outros países não passem pelo mesmo problema, mas no Brasil, o quadro é preocupante.

Hoje, a maioria dos nossos alunos recebe um aprendizado deficiente em uma das duas áreas de conhecimento fundamentais (quando não nas duas): matemática e português. No último exame do Pisa, de 2015, aplicado pela OCDE (Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico, formado por 35 países), onde o Brasil é país convidado, 76% dos alunos do Ensino Fundamental 2 (9º ano) não obtiveram a nota mínima considerada pelos países membro da organização, ou seja, mal conseguem fazer uma regra de três. Em português, a situação foi um pouco menos pior: 51% não entendem o que leem. Dentro do cenário descrito no parágrafo acima, o futuro dos nossos jovens e do próprio país está bastante comprometido.

Entre as reportagens publicadas temos um panorama do financiamento da educação, com startups aparecendo para oferecer linhas de crédito a juros baixos, num modelo que vem conquistando mercado. Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico trouxe diversas ferramentas para auxiliar o aprendizado e possibilitar uma maior adesão ao EaD (Ensino a Distância) e algumas já são utilizadas por escolas brasileiras. Aliás, o mercado de ensino nacional tem atraído uma enorme quantidade de empresas, interessadas em aproveitar as oportunidades produzidas por um baixíssimo índice de adultos com diploma universitário: apenas 14% da população. Por último, um panorama da política pública de educação para responder à questão que norteou o desenvolvimento desta série: Estamos preparados para o mercado de trabalho do futuro?

Leia mais sobre Educação no Experience Club

Brasileiro não recebe educação para o mercado de trabalho do futuro

Mercado de educação segue alvo de investimentos

Como a tecnologia afeta a educação?

Crise na educação leva à busca de financiamento

Chineses investem no aprendizado de português

 

X

Contato

Se a sua empresa se encaixa no perfil para ser tornar Associada ou Patrocinadora, envie seus dados para podermos entrar em contato o mais breve possível.

X

Participe do Experience Club

X

Increva-se para receber
nossas Newsletters


Em breve novo site no ar!