Artigo

O novo CIO de Negócios

Ricardo Natale Diretor geral
do Experience Club
| 5 junho 2017
Ricardo Natale - Experience Club News
Ricardo Natale

O Experience Club e o CIO Club deram um importante passo ao realizar na quinta e sexta passadas a segunda edição do fórum de conhecimento e experiências CIO WEEK.

Com a presença de mais de 70 CIOs e líderes de TI de importantes empresas, durante dois dias de fórum pudemos proporcionar conhecimento do mais alto nível e discussões sobre os assuntos mais atuais da vida desses executivos responsáveis por tecnologia, informação e digital.

E é exatamente nessas responsabilidades que observamos as mudanças do papel do “novo” CIO.

O CIO moderno precisa deixar seu lado especialista e migrar para o lado estratégico para, consequentemente, ganhar espaço no board da companhia. Na verdade, o CIO deve se tornar o Vice-Presidente Estratégico. Apoiado por mobilidade, IoT, cyber security, analytics, AI e nuvem inteligente, esse “novo” CIO tem a desafiadora missão de se tornar o protagonista da transformação e aceleração digital de sua empresa, com foco em resultados.

Mas, diante de um cenário atual, no qual os processos de negócios das empresas já estão migrando para a nuvem, como conseguir ser esse protagonista da digitalização das empresas sem prejudicar as áreas tradicionais? Tive o privilégio de conversar com alguns CEOs de importantes empresas fabricantes de soluções de tecnologia e cheguei a algumas conclusões sobre as missões do “novo” CIO:

1) Gerir contratos, ao invés de gerir somente equipes;
2) Ser o viabilizador das áreas de negócio;
3) Focar na geração de valor para os negócios de sua empresa;
4) Assumir a missão de fazer sua área se tornar receita e não mais despesa;
5) Conhecer com profundidade seus stakeholders.

Definitivamente, a empresa que ainda está distante dessa transformação do papel e das funções de seu CIO terá dificuldades para acompanhar a evolução digital do mercado e, por isso, sofrerá para atingir as expectativas de receita com novos formatos de negócios digitais.

E para o CIO que possui um ambiente favorável para evoluir dentro de sua companhia, haverá uma grande avenida para liderar e ser o principal protagonista dessa revolução digital.

As cartas estão na mesa. Ou melhor, os bytes estão na nuvem.

Artigos de Ricardo Natale

Ricardo Natale

Publicitário, editor e diretor de criação. É um dos responsáveis por trazer o conceito do experience marketing ao Brasil, com mais de 1.000 eventos corporativos realizados e é cofundador do Experience Club.

Últimos Artigos Ver todos

X

Contato

Se a sua empresa se encaixa no perfil para ser tornar Associada ou Patrocinadora, envie seus dados para podermos entrar em contato o mais breve possível.

X

Participe do Experience Club

X

Increva-se para receber
nossas Newsletters


Em breve novo site no ar!