RH

O novo colaborador como agente de transformação

Sonia Nabarrete | 22 junho 2017

Na Klabin, maior produtora e exportadora de papéis no Brasil, o Departamento de Recursos Humanos tem outro nome. Chama-se Gente e Gestão. “Isto mostra o quanto respeitamos quem trabalha conosco. Entendemos que o ser humano é quem produz a transformação de tudo o que existe em recursos”, disse o diretor Sérgio Piza, ao abrir o RH WEEK, realizada pelo Experience Club no Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).

A Klabin tem hoje mais de 18 mil funcionários diretos e indiretos distribuídos em 18 indústrias, 17 delas no Brasil e uma na Argentina. A empresa está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose, Papéis e Embalagens. Em sua área de atuação, é a primeira no Brasil e a terceira no mundo.

“A empresa é totalmente verticalizada, sustentável e sustentada por pessoas. Nós plantamos e colhemos a matéria prima”, explicou Piza. Os resultados da organização, medidos a cada trimestre, mostram uma evolução constante. “Estamos crescendo há 23 trimestres seguidos e isto se deve à competência das pessoas. Na Klabin, não há qualquer tipo de paternalismo, ninguém leva alguma vantagem por ser amigo do chefe.”, afirma o Diretor de Gente & Gestão.

Para manter o engajamento dos seus colaboradores, a Klabin aposta em um diálogo aberto, onde há transparência nas informações. No extrato de remuneração, o funcionário fica sabendo quanto ganha, quanto custa para a empresa e quanto ganharia se fosse autônomo. A remuneração vinculada a metas é estimulada, assim como a meritocracia: quem exerce papel de liderança recebe um plus para isso.

Embora a idade média dos funcionários seja de 35 anos, a Klabin, que está no mercado há mais de 100 anos, emprega profissionais de todas as idades. O Programa “Viver Bem” informa o funcionário sobre o que ele pode fazer agora para ter uma vida confortável quando se aposentar. Há também incentivos de longo prazo, como a compra de ações. “O funcionário compra um valor em ações e, como bônus, a Klabin dá a ele o mesmo valor, também em ações”, explica Piza.

Leia mais sobre o RH Week

Tecnologia transforma e agiliza trabalho de RH

O RH na fusão de três gigantes da tecnologia

No Brasil, ganha eleição quem desperta mais paixão

X

Contato

Se a sua empresa se encaixa no perfil para ser tornar Associada ou Patrocinadora, envie seus dados para podermos entrar em contato o mais breve possível.

X

Participe do Experience Club

X

Increva-se para receber
nossas Newsletters


Em breve novo site no ar!