RH

A importância em estimular a saúde e bem-estar dos colaboradores

Roberto Kamarad | 17 agosto 2017

O atual conceito de saúde vai muito além da ausência de doenças, significa contemplar o bem-estar biopsicossocial do indivíduo. Cientes de que a produtividade está diretamente atrelada ao bem-estar dos colaboradores, as empresas estão investindo cada vez mais em políticas de saúde e ações motivacionais que ajudem seus funcionários a melhorarem sua qualidade de vida.

De acordo com a International Stress Management Association (Isma), a síndrome de burnout (ou síndrome do esgotamento profissional) atinge 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores em todo o Brasil. Para lutar contra o aumento desses números, o Experience Club News elencou seis práticas utilizadas pelas companhias que visam a promoção da saúde e bem-estar.

Planos de academia
Desde 2014, a multinacional Unilever disponibiliza um plano de academia com mais de 11 mil estabelecimentos conveniados, espalhados por mais de 900 cidades em todo o Brasil e também no exterior. Atualmente, 42% dos colaboradores estão inscritos no programa, que oferece um acesso por dia, sete dias por semana, em qualquer academia do País conveniada ao Gympass.

Corridas de rua
Como parte do projeto “Viva Bem”, iniciado em 2012, o banco Bradesco organiza grupos de corridas de rua entre os seus funcionários. Já o banco Santander incentiva a participação de seus colaboradores em competições de corrida de rua, subsidiando 50% do valor da inscrição, camisetas para participação e tenda de apoio nas provas com mais de 100 participantes.

Mindfulness
A IBM possui a cada dois meses um programa de Mindfulness que dura oito semanas. Participam por ano cerca de 20 colaboradores de todas as áreas da companhia. De acordo com a instrutora do programa, Natasha Bontempi, houve uma melhora na qualidade de vida como um todo, melhor percepção dos sentimentos, melhoria nos relacionamentos interpessoais (dentro e fora da Cia) e melhor gerenciamento de estresse.

Conhecido como o estado de consciência plena no momento presente, a prática utiliza a meditação como “ferramenta de treino”, como a concentração na respiração e corpo. Entre os colaboradores que se beneficiaram está Renata Berguelo Fencz, que decidiu praticar Mindfulness para sair do “piloto automático”. “Não conseguia me organizar e priorizar as atividades, o que me deixava ansiosa e preocupada por iniciar tarefas e não conseguir finalizá-las”.

Utilização de bikes
Pesquisa do Instituto de Saúde Global de Barcelona constatou que pessoas que se deslocam de bicicletas para o trabalho ou centros de estudos reduzem em 52% o risco de estresse.

Além de disponibilizar bikes para os funcionários irem para casa e voltar, a Netshoes também incentiva o transporte via “magrelas” para reuniões e também de uma unidade da empresa para outra (Liberdade e Vergueiro, separadas por 600 metros).

Instrutor de Yoga da Incorpodora Gamaro

Aulas de Yoga
É durante o expediente, às terças e quintas-feiras, que o diretor de Incorporação da Gamara Incorporadora, Vinicius Amato, ministra aulas de yoga para os funcionários da empresa. Segundo a companhia, após o programa ser implantado, a direção sentiu melhorias no comportamento desses funcionários e maior entendimento deles com relação ao negócio da empresa.

Aulas de dança
Na Unigran Capital, em Campo Grande (MS), os funcionários podem participar gratuitamente de aulas de ritmos como sertanejo, axé, funk, latinos e zumba. As aulas acontecem às segundas, e quartas-feiras, das 17h às 18h.

X

Contato

Se a sua empresa se encaixa no perfil para ser tornar Associada ou Patrocinadora, envie seus dados para podermos entrar em contato o mais breve possível.

X

Participe do Experience Club

X

Increva-se para receber
nossas Newsletters


Em breve novo site no ar!