5 livros recém-lançados que ajudam a expandir o pensamento estratégico

O impacto da inteligência artificial nos negócios e na sociedade, as novas habilidades da liderança, a coragem para sair da inércia, a trajetória e visão do CEO da Nvidia e até mesmo a hipótese de um mundo capaz de sustentar prosperidade em escala global.
Selecionamos cinco livros recém-lançados que ajudam a interpretar as transformações em curso e apontam caminhos para lidar com decisões cada vez mais complexas, em que estratégia, tecnologia e fatores humanos se entrelaçam de forma cada vez mais integrada.
1) A Century of Plenty – A story of progress for generations to come
O livro parte de uma provocação ambiciosa, mas plausível. Seria possível que, até o fim deste século, até mesmo os países mais pobres hoje alcancem níveis de prosperidade comparáveis aos da Suíça? Com base em pesquisas do McKinsey Global Institute, a obra revisita os avanços do século passado, analisa os fatores que os impulsionaram e investiga a viabilidade de um mundo de abundância até 2100.
Para que esse cenário se concretize, a economia global precisaria ser oito vezes maior do que é hoje. O livro analisa as principais objeções a esse futuro, como a disponibilidade de energia e alimentos, a velocidade da inovação necessária e a capacidade de crescer respeitando os limites do planeta. Escrito por quatro sócios e pesquisadores seniores da McKinsey, o livro mostra que esse nível de prosperidade e abundância é possível, mas depende diretamente das escolhas coletivas feitas ao longo do caminho.
Autores: Sven Smit, Chris Bradley, Nick Leung e Marc Canal
Publisher: McKinsey Global Institute
Lançamento: Janeiro 2026 (edição somente em inglês)

2. Híbridos: o futuro do trabalho entre humanos e máquinas
O livro investiga como a inteligência artificial já está transformando o trabalho e a vida em sociedade, não como um processo de substituição, mas como parte de uma nova dinâmica de colaboração entre humanos e máquinas. O autor defende que a IA seja entendida como uma aliada capaz de potencializar a inteligência humana por meio da cultura analítica.
O cientista de dados Ricardo Cappra combina reflexões filosóficas e casos reais para explorar como a inteligência artificial está redefinindo nossas competências e desafiando conceitos fundamentais como controle, memória e subjetividade. O livro ajuda o leitor a compreender o impacto da IA no mundo do trabalho e as escolhas necessárias para equilibrar inovação e humanidade.
Autor: Ricardo Cappra
Editora: Alta Books
Lançamento: Outubro 2025

3. Strong Ground: The Lessons of Daring Leadership, the Tenacity of Paradox, and the Wisdom of the Human Spirit
A nova obra da autora do best-seller A Coragem para Liderar reúne aprendizados extraídos do programa de desenvolvimento “Dare to Lead” (“Ouse Liderar”), aplicado a mais de 150 mil líderes em 45 países ao longo dos últimos seis anos. O livro apresenta reflexões sobre as habilidades e mentalidades necessárias para o futuro, como a capacidade de conduzir conversas respeitosas e difíceis, desenvolver senso de urgência produtiva e priorizar com inteligência, evitando a reatividade.
Brown também aborda temas como tomada de riscos estratégicos, pensamento paradoxal e consciência situacional e antecipatória. Ela destaca ainda a importância de desenvolver habilidades mais complexas como disciplina, humildade e a confiança para desaprender e reaprender. Ao falar sobre inteligência artificial, a autora adota um tom que combina otimismo e cautela:
Ouço muitos especialistas tentando acalmar a ansiedade das pessoas sobre o ritmo das mudanças tecnológicas, oferecendo clichês como: ‘O que nos torna humanos garantirá nossa relevância’. Isso é perigoso simplesmente porque, no momento, não somos particularmente bons naquilo que nos torna humanos. Não estamos programados para esse nível de incerteza e muitos de nós sentimos como se a necessidade constante de autoproteção estivesse nos expulsando da humanidade. É por isso que a transformação organizacional hoje deve promover conexões profundas, pensamento profundo e colaboração profunda. Precisamos da coragem de liderar as pessoas de uma forma que honre e proteja a sabedoria do espírito humano.”
Autora: Brené Brown
Editora: Random House
Publicação: setembro 2025 (edição somente em inglês)
4. A máquina que pensa: Jensen Huang, Nvidia e o microchip mais cobiçado do mundo
Em meados de 2024 a Nvidia tornou-se a empresa mais valiosa do mundo, superando gigantes como Microsoft e Apple. Por trás dessa ascensão está Jensen Huang, CEO que apostou tudo na inteligência artificial quando ainda havia poucos indícios científicos promissores sobre seu potencial.
Com acesso direto a Huang, além de amigos, investidores e colaboradores, Stephen Witt traça um retrato de seu estilo de liderança e da trajetória de crescimento da Nvidia. Huang define a IA como a próxima revolução industrial e o livro oferece uma visão sobre os bastidores da empresa que se tornou central para o avanço dessa tecnologia.
Autor: Stephen Witt
Editora: Intrínseca
Publicação: Setembro 2025
5. C.O.U.R.A.G.E. – 7 Choices for Living a Life Without Regret
O livro parte da premissa de que a coragem pode se tornar uma habilidade prática e treinável, aplicável no dia a dia, que pode ser usada para a construção de uma vida mais autêntica e com impacto. Essa ideia é organizada em sete decisões que ajudam o leitor a sair da inércia e agir com mais intenção, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Christopher Williams é ex-executivo de empresas da Fortune 500, com passagens por cargos de liderança em organizações como Nike, Adidas, Goldman Sachs, Gap e Lehman Brothers, além de experiência em quatro continentes. Foi o primeiro presidente da African Leadership University, instituição voltada à formação de líderes éticos e gestores empreendedores. Atualmente atua como consultor, mentor e estrategista, além de ter apresentado uma palestra sobre o tema no TedXBerlin.
Autor: Christopher O.H. Williams
Publisher: Lioncrest Publishing
Publicação: Novembro 2025 (edição somente em inglês)
-
Aumentar
-
Diminuir
-
Compartilhar






