O CMO deveria ser o CBO da empresa: o Chief Business Officer
Ricardo Natale
Durante muito tempo, nas empresas, o marketing era aquele setor da criatividade, da comunicação, dos patrocínios e dos eventos. Tudo, claro, muito conectado com o objetivo de tornar as marcas mais conhecidas, criar desejos, implantar novos mercados. Mas, na prática, muito do trabalho do marketing era o gerenciamento da publicidade e da comunicação.
Há um bom tempo, a área de marketing tem que participar de todo o processo, da criação do produto ao monitoramento do que se fala sobre ele, não apenas na publicidade paga, mas também na comunicação orgânica, nas redes sociais, nas comunidades online e também offline. Enfim, é tudo misturado, um canal influencia o outro e os caminhos para a conversa em torno das marcas são menos lineares.
A comunicação digital traz ferramentas que auxiliam esse processo. Hoje é possível fazer testes A/B para medir os resultados e ajustar a estratégia rapidamente, fazer comparações com concorrentes ou mesmo players de outros setores. Mas tudo isso são ferramentas. A mudança é no mindset.
Tenho visto que, hoje em dia, a área de marketing está se expandindo muito mais. Se antes era comunicação e publicidade, agora é estratégia, vendas, social media, distribuição, ESG, pesquisas, reputação, inteligência artificial e tantas outras disciplinas.
Arrisco diz que deveria se tornar o Chief Business Officer, o que responde pelo negócio da companhia.
Tenho visto muitos CMOs se tornarem líderes de unidades de negócios ou responsáveis por growth. E isso tem acontecido porque se o RH se tornou o líder da cultura e o CIO da inovação, o CMO tem se tornado o líder do negócio.
E, por que não, CMOs se tornando os próximos CEOs das organizações.
No CMO Experience, imersão que será realizada nesta terça-feira, dia 27, vamos discutir como as grandes marcas estão utilizando o marketing como essa alavanca de crescimento, como o CMO precisa ter uma visão 360 graus do negócio para ajudar na construção dessa estratégia.
CMOs de grandes empresas vão contar o que estão produzindo de mais inovador. Dois CEOs que foram CMOs de sucesso contando sobre estratégia e visão. E teremos um especialista, direto dos Estados Unidos, falando sobre como a inteligência artificial pode ajudar na estratégia ESG das campanhas de mídia digital.
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