Philips Walita acelera expansão e mira liderança do mercado

Monica Miglio Pedrosa
Com atributos como tecnologia (da marca Philips) e qualidade, segurança e tradição (da brasileira Walita, criada nos anos 1930), a Philips Walita se prepara para conquistar a liderança do mercado brasileiro em todas as categorias em que atua. E o primeiro passo para essa virada foi dado em junho de 2024, com a chegada de Fernando Bueno à posição de General Manager da Versuni América Latina. Engenheiro químico formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fernando construiu uma carreira de mais de 25 anos na área comercial, com passagens por empresas como Johnson & Johnson, Whirpool, Kimberly-Clark e Procter & Gamble.
Desde então, a operação passou por uma transformação intensa. Em pouco mais de um ano, a Versuni — spin-off da Philips na área de eletrodomésticos (Small Domestic Appliance) – quadruplicou sua distribuição no Brasil, retomando espaço nos principais varejistas do país. A marca lançou ainda novas categorias e produtos, como cafeteira e chaleira, aspirador vertical, e a Airfryer Oven, além de estar reformulando sua estratégia de comunicação, com foco em canais digitais e influenciadores.
Na América Latina, a companhia também passou por uma reorganização estratégica para ganhar relevância regional. Na Argentina, passou a operar com um distribuidor 100% dedicado, e um novo escritório foi inaugurado no Chile. As operações no México começaram no mês passado e a entrada na Colômbia virá a seguir. Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia também já contam com atuação da marca. “Ainda não estávamos presentes em dois dos três principais mercados latino-americanos na categoria. Hoje temos um faturamento de três dígitos de milhões de euros na região e, com México e Colômbia, vamos dobrar esse número até 2027”, afirma Fernando.
Apesar do contexto macroeconômico desafiador, com taxa Selic em alta e o avanço de marcas chinesas, o executivo aposta no lançamento de novas categorias e no fortalecimento do portfólio como diferencial competitivo. Outra vantagem é a força da marca Philips Walita no Brasil. Os brasileiros valorizam a confiança e o reconhecimento das marcas que consomem, diferentemente de mercados como Estados Unidos e Europa, onde marcas próprias têm maior penetração. “A qualidade, confiança e tradição da Philips Walita são ativos muito valiosos”, diz.
Líder global em airfryers e inovação local
A Philips Walita foi pioneira ao lançar a primeira airfryer no Brasil, em 2011, e hoje é líder global em vendas do produto, segundo a Euromonitor. Outro diferencial é a oferta de dois anos de garantia em toda a linha, além de uma rede com quase 200 assistências técnicas no país. Em 2024, a marca foi eleita a melhor fabricante de eletrodomésticos no Prêmio Reclame Aqui.
Com uma fábrica e um centro de pesquisa e desenvolvimento em Varginha, Minas Gerais, a empresa tem um time de inovação local, responsável por adaptar e criar produtos para o consumidor brasileiro. “Existe um time de inovação global na Holanda, que pensa nas tecnologias futuras, enquanto nosso time local foca nas necessidades específicas do Brasil”, explica Fernando. Um exemplo é o modelo de airfryer com cesto único, mais popular por aqui, em contraste com a tendência europeia de modelos com dois cestos. Outro destaque é a aposta na Air Oven, que tem potencial para substituir o tradicional forninho elétrico no mercado brasileiro.
Novos valores na cultura corporativa
A gestão de Fernando também vem promovendo mudanças culturais importantes. Sob sua liderança, a empresa atualizou seus valores, com foco em obsessão pelo consumidor, mentalidade de dono e trabalho colaborativo. O novo escritório, em São Paulo, foi desenhado para ser um espaço aconchegante, alinhado ao propósito da empresa de “transformar casas em lares” e inclui até um espaço dedicado à celebração de conquistas.
Hoje, quando alguém cai do barco, eu não vejo só uma boia voando, eu vejo dez. Como líder, é uma satisfação ver as pessoas imbuídas de que o todo é muito maior do que a soma dos indivíduos.”
A liderança humanizada de Fernando mostra que é possível conciliar desempenho com bem-estar. Quando aceitou o convite para liderar a Versuni América Latina, ele havia acabado de passar por uma perda pessoal significativa. Identificado com a cultura da empresa, recebeu um gesto inesperado que o marcou: “Quando o processo de contratação foi concluído, a companhia me deu um mês adicional para passar com minhas filhas antes de iniciar. Essa foi a cereja do bolo.”
Pai de duas meninas, ele estabeleceu uma rotina em que, a partir das 19h, não marca compromissos profissionais. A prioridade é estar com as filhas, jantar e colocá-las para dormir. Nem sempre foi assim. Em 2019, ao deixar a liderança de uma empresa, ele tirou um sabático de um ano e meio. “Havia me afastado dos meus valores essenciais. Quando chegava a uma festa de crianças, conversava meia hora com os pais, encontrava um sofá e dormia, de tão desgastado e sem energia que estava.”
Para mim, um grande aprendizado foi aprender a ouvir a voz interna, ouvir as vozes que não são necessariamente escutadas abertamente. Em 2019 estava apenas focado nos resultados da empresa, parei de ouvir essas vozes internas.”
Durante a pausa, que coincidiu com a pandemia, Fernando aproveitou para voltar a estudar e se reconectar com o que importa. Hoje, além de liderar uma operação em expansão, ele medita e atua como mentor de outros executivos, compartilhando aprendizados que vão além dos números. Conduzir uma empresa com a qual se identifica e perseguir a meta de liderar o mercado premium de eletroportáteis no Brasil são, para ele, fontes diárias de motivação e significado.
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