10 séries e filmes do Oscar para maratonar no Carnaval

Monica Miglio Pedrosa
Sinônimo de folia e diversão para muitos, o Carnaval também é uma oportunidade para desacelerar e colocar em dia séries e filmes que trazem lições sobre a vida e o universo corporativo.
Entre os títulos da nossa seleção estão séries consagradas que apresentam a dinâmica da sucessão de poder nas empresas, a força da lealdade entre colegas, os bastidores da inovação no Vale do Silício e os limites entre identidade profissional e vida pessoal. Histórias que entretêm, mas também provocam reflexões sobre liderança, ética, cultura organizacional e tomada de decisão.
Já para quem quer aproveitar os dias de folia para assistir aos indicados ao Oscar 2026, a boa notícia é que cinco dos dez concorrentes a Melhor Filme já estão disponíveis nas plataformas de streaming. Prepare a pipoca e aproveite o feriado para decidir o que maratonar nos próximos dias.

Succession [HBO Max]
A super premiada série da HBO, que ganhou por três anos o prêmio de Melhor Série Dramática do Emmy (2020, 2022 e 2023), explora a luta pelo poder na sucessão do patriarca Logan Roy (Brian Cox), dono de um conglomerado de mídia e entretenimento. Roy impõe respeito pelo medo aos quatro filhos e seu modelo de gestão por conflito estimula o embate entre eles.
Além de ser um thriller eletrizante, Succession promove reflexões sobre a importância da sucessão planejada, especialmente em uma empresa familiar, e a necessidade de um conselho de administração independente e ético.
![]()
Silicon Valley [HBO/Prime]
Uma comédia que mostra o dia a dia das startups do Vale do Silício, na Califórnia. Apesar de abusar de certo exagero, retrata de forma quase fiel a cultura de inovação da região e as interações comuns entre fundadores, investidores e times.
A história inicia contando como um grupo de desenvolvedores cria um novo algoritmo e decide lançar sua própria startup, a Pied Piper. Os fundadores entram então no dilema da maioria dos novos negócios: vender seu negócio para uma grande empresa, a Hooli, que faz referência ao Google, ou construir uma companhia com a ajuda de um bilionário investidor?
Uma série para se divertir e conhecer os bastidores do ecossistema de inovação de onde saíram as maiores empresas de tecnologia da atualidade. Ela aborda ainda como funcionam as startups, seja durante a construção e o crescimento do produto, seja na atração de pessoas talentosas para o time ou na busca por capital dos investidores.

Ruptura [Apple TV+]
Série de suspense psicológico e ficção científica que explora como seria trabalhar em uma empresa, a Lumon Industries, que separa por meio de uma cirurgia as memórias de trabalho (“innies”), das memórias pessoais (“outies”).
Protagonizada por Mark Scout (Adam Scott), ela mostra como seria viver duas “personalidades” completamente diferentes, onde a que está no trabalho não sabe o que acontece fora do escritório e vice-versa. Os episódios iniciais parecem arrastar-se na narrativa minimalista, mas a série vai ganhando força e traz reviravoltas inesperadas que prendem o espectador.
Para além da narrativa, Ruptura provoca reflexões sobre vigilância excessiva no trabalho, valorização das relações humanas e as máscaras que costumam ser construídas no ambiente corporativo.

Suits [Prime]
A série se passa em um escritório de advocacia de elite em Nova York, o Pearson Hardman, e aborda casos jurídicos sempre com um tom de humor sarcástico. Suits traz diversas lições práticas sobre o universo corporativo, revela as melhores táticas de negociação e ensina a assumir a responsabilidade pelo que não foi feito. Em diversos momentos, mostra que a lealdade entre colegas de trabalho é indiscutível.
A trama gira em torno de Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos melhores advogados de Manhattan e do jovem Mike Ross (Patrick J. Adams), que tem uma memória brilhante, mas que nunca conseguiu obter o diploma de Direito. Specter aceita o jovem como um dos associados da firma após um teste, mesmo indo contra a política da empresa de aceitar apenas ex-alunos de Harvard. Suits foi escolhido como Melhor Drama no TV Guide Awards e no People’s Choice Awards.

The Office – Versão Austrália [Prime]
O clássico da comédia que ganhou notoriedade entre 2005 e 2013 com a versão norte-americana da franquia recebeu, em 2024, uma temporada ambientada na Austrália. Embora não tenha repetido o mesmo sucesso da edição dos Estados Unidos, a nova versão atualiza a fórmula ao incorporar o contexto pós-pandemia e ao trazer, pela primeira vez na franquia, uma protagonista mulher à frente do escritório. Vale lembrar que a origem da série é britânica, criada e estrelada por Ricky Gervais em 2001.
Filmes que concorrem ao Oscar 2026 e estão no streaming

Pecadores [HBO Max]
Estrelado por Michael B. Jordan, o filme bateu o recorde com 16 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme. Jordan vive os irmãos gêmeos Smoke e Stack, que retornam à sua cidade natal em busca de um recomeço mas acabam se deparando com uma presença maligna que transforma o lugar em um cenário de tensão e violência.

Uma Batalha Após a Outra [HBO Max]
Leonardo Di Caprio e Sean Penn destacam-se em atuações arrebatadoras no filme que concorre a 13 indicações ao Oscar 2026, incluindo Melhor Filme. Di Caprio interpreta Bob Ferguson, um ex-revolucionário que precisa voltar a enfrentar seu passado quando descobre que sua filha está em risco. O filme provoca diversas reflexões sobre os limites do idealismo e explora a violência da extrema direita, retratada pelo personagem Coronel Lockjaw, brilhantemente interpretado por Penn. A narrativa traz ainda os detalhes sórdidos de um grupo fascista, que atua por meios ilícitos nos bastidores, em cenas que remetem às táticas do atual ICE (Immigration and Customs Enforcement) contra os imigrantes nos Estados Unidos.

Frankenstein [Netflix]
A nova adaptação do clássico de Mary Shelley feita por Guillermo del Toro, de Labirinto do Fauno, concorre a 9 indicações ao Oscar 2026. O filme revisita a criação do monstro (Jacob Elordi) pelo cientista Victor Frankenstein (Oscar Isaac), que “brinca de Deus” ao desenvolver sua criatura. O longa se destaca pelo visual arrebatador e mostra que muitas vezes os verdadeiros monstros não são os que aparentam ser visualmente.

Sonhos de Trem [Netflix]
Nesse drama passado no oeste americano do início do século XX, Robert Grainier (Joel Edgerton) é um lenhador e operário ferroviário na época da expansão das ferrovias. O filme é intimista, melancólico e poético, e leva a reflexões sobre o sentido da vida e o isolamento de Robert após uma tragédia familiar. A natureza é parte fundamental da narrativa. Sonhos de Trem concorre a quatro indicações ao Oscar.

F1: O Filme [Apple TV+]
Protagonizado por Brad Pitt, F1 recebeu quatro indicações ao Oscar 2026. O filme mostra a volta às pistas de um piloto veterano de Fórmula 1, Sonny Hayes (Pitt), que retorna para se tornar o mentor de Joshua Pearce (Damson Idris), um talentoso novato. O longa traz reflexões sobre o conflito de gerações, a destreza técnica e a performance conseguida com a ajuda da tecnologia, e a inegável importância do trabalho colaborativo para o resultado da equipe.
-
Aumentar
-
Diminuir
-
Compartilhar



