Gestão

A verdadeira experiência está no conhecimento

Ricardo Natale

 

Eu já venho falando há algum tempo que o networking vai virar – na verdade, já virou – commodity, e que o valor, hoje, neste mundo de mudanças rápidas e escassez de tempo, está no conhecimento. É isso o que pode alavancar as empresas e ajudá-las a tomar melhores decisões de negócios.

E é isso o que venho praticando nos meus eventos no Experience Club e também na [EXP], nossa plataforma digital – que está em reformulação e em algumas semanas terá ainda mais conteúdo de ponta para ajudar as empresas a disseminar informação e conhecimento de negócios para toda a equipe.

É claro que em todos os nossos eventos temos sempre um público muito qualificado e os negócios naturalmente acontecem entre os membros do Club. Mas o que procuro fazer é criar eventos com conteúdo muito relevante, que os participantes saiam dali com algum insight, seja uma mudança na gestão, um novo parceiro que pode acelerar o negócio ou até criar um produto novo.

E este nosso próximo evento se encaixa perfeitamente nessa visão: nesta quarta-feira, dia 21, receberemos o professor Julian Birkinshaw. Vice-reitor de Estratégia e Empreendedorismo e diretor acadêmico do Instituto de Empreendedorismo e Capital Privado da London Business School, Julian tem PhD e MBA em Negócios pela Richard Ivey School of Business, da University of Western Ontario, e um BSc (Hons) pela University of Durham e é autor de importante livros sobre gestão ágil, transformação digital e inovação nas empresas.

Julian dá palestras e já fez consultoria para grandes empresas em vários países. E também é fundador, junto com outro autor best-seller, Gary Hamel, do Management Innovation Lab (MLab), uma parceria entre academia e empresas para acelerar a evolução da gestão.

Na Confraria de CEOs, vai ministrar uma masterclass preparada especialmente para nós, mostrando cases de transformação usando os princípios de gestão lean. Ele é um grande defensor da Adhocracy, uma evolução do sistema de gestão que, na visão dele, responde melhor aos desafios desta era de abundância de informações que vivemos hoje.

No livro Fast/Forward, um de seus best-sellers, ele diz que as grandes companhias, nos últimos 20 anos, já incorporaram as vantagens competitivas provenientes da era da informação. Adotaram a burocracia quando era importante padronizar procedimentos e tomar decisões baseadas na produtividade e eficiência; e a meritocracia na era da informação, quando o conhecimento técnico era o mais importante. Mas isso já não é suficiente para aproveitar as oportunidades que surgem num mundo que muda rapidamente e requer agilidade na leitura dos cenários e na tomada de decisões. Por isso, ele defende a Adhocracy, com ênfase na agilidade, intuição e decisões rápidas, como a mais adequada para este momento.

Julian tem mais de 15 livros publicados – infelizmente, quase nenhum editado no Brasil – sobre vários desses temas. Na [EXP] temos os resumos de quatro deles, que você pode ver aqui.

Na próxima semana, mais informações sobre a masterclass do professor Julian Birkinshaw. Tenho certeza de que ele trará insights importantes para nossas companhias.

Carta do CEO

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar

Deixe um comentário