Acelerando a transformação digital
Como o Distrito ajudou a Via a estruturar sua estratégia de Corporate Venture Capital e investir em startups como a Poupa Certo, acelerando seu processo de inovação aberta
Dona de marcas tradicionais, como Casas Bahia, Extra.com, Ponto e indústria Bartira, a Via é uma gigante do varejo brasileiro, com mais de mil lojas espalhadas em todo o território nacional. Como parte de suas iniciativas de transformação digital, a empresa tem uma parceria com a plataforma de inovação Distrito para identificar startups com potencial de colaboração, investimento ou aquisição. No portfólio do grupo, já estavam as startups banQi, AsapLog, i9XP e Rede Celer. Com a estruturação do CVC, a Via já investiu, além da Poupa Certo, nas fintechs Byebnk, GoPublic e Uffa. Na conversa a seguir, Helisson Lemos, que atua como CINO/ Marketplace da Via, detalha como o Distrito auxilia nos processos de inovação aberta da empresa e comenta sobre o investimento na Poupa Certo. Confira a entrevista:
Como funciona a colaboração entre a Via e o Distrito?
Dentro de seu processo de transformação digital, a Via também explora oportunidades além do varejo, por meio de sua divisão de Corporate Venture Capital, entre outras iniciativas. O Distrito é responsável por todo o CVC da Via, desde o processo de refinamento das teses de investimento além do varejo – com foco nas verticais de retailtechs, fintechs, logtechs e martechs – , até a conclusão dos negócios. Utilizamos a plataforma data-driven do Distrito para buscar as melhores startups que resolvem os desafios específicos da companhia e ainda temos o apoio de squads recorrentes, pessoas do time Distrito que trabalham projetos de aceleração e a frente de cultura e comunicação. Esta parceria já resultou não apenas em investimento, como o da Poupa Certo, mas na própria conexão da Via com mais de 200 startups, das quais 21 realizaram provas de conceito (POCs) ou foram contratadas para trabalhar em projetos.
No início de setembro, a Via anunciou o investimento na startup Poupa Certo. Qual foi o papel do Distrito nesse processo?
O Distrito auxiliou a Via antes, durante e depois do processo de investimento, sendo originado a partir da busca na plataforma e dos insights do squad de Seek & Solve do Distrito. Identificada a oportunidade, o time de CVC foi acionado para avaliar a startup e prosseguir para a conclusão do negócio. Esta equipe faz uma análise aprofundada do negócio, sempre utilizando dados originados pela plataforma do Distrito que identifica, entre outras coisas, o nível de maturidade e outras peculiaridades da startup para criar uma tese de investimento robusta e adequada.
É importante ressaltar que o trabalho não para depois da execução do investimento. O Distrito nos auxilia no acompanhamento mensal com a Poupa Certo, entendendo resultados, discutindo estratégias e metas e fazendo conexões relevantes para a startup.
Quais foram os pontos que chamaram a atenção da Via e do Distrito para o investimento na Poupa Certo?
O mercado de serviços financeiros está a cada dia mais competitivo, com o surgimento de inúmeras fintechs, instituições financeiras investindo em digitalização e a entrada de grandes empresas que querem se tornar também bancos. Com o impulso do open banking, os usuários vão trafegar em muitas plataformas com facilidade, sempre em busca dos melhores produtos, mas sem nenhuma barreira ou custo para trocar o fornecedor.
Nesse cenário, a plataforma que for dona do usuário vai se beneficiar. Os modelos e tecnologias que entregam valor, antes mesmo de oferecer qualquer tipo de serviço, definitivamente terão vantagem competitiva na disputa pelo usuário. E é exatamente isso que empresas como a Poupa Certo fazem. Elas ajudam o usuário a resolver seus problemas financeiros, organizar gastos e traçar metas.
Nesse sentido, a Poupa Certo chamou a atenção por ser uma startup em fase inicial de desenvolvimento, com potencial para crescer e agregar no ecossistema de soluções financeiras da Via. Detectamos que a Poupa Certo conseguiria atender diversas demandas da Via e teria a capacidade de desenvolver novas funcionalidades e se tornar a plataforma que melhora e automatiza a saúde financeira das pessoas na América Latina, incluindo desbancarizados.
De que forma a Poupa Certo complementa outras áreas de negócio da Via?
A Poupa Certo complementa o ecossistema de soluções financeiras da Via oferecendo uma estrutura de Personal Financial Management (PFM) e Business Financial Management (BFM). Para isso, o app oferece integração de contas, gestão financeira manual, acompanhamento de metas financeiras, assessoria financeira por meio de Inteligência Artificial (IA), engajamento por meio de gamificação e outras funcionalidades.
Nossa ideia é usar o aplicativo da Poupa Certo dentro do app da Via/BanQi para o B2B e B2C. O B2C tem o intuito de fidelizar clientes, ajudar com seu planejamento financeiro e conseguir oferecer serviços financeiros apropriados com base no seu histórico, como investimentos e empréstimos. Para o B2B a ideia é fidelizar mais revendedores, ajudá-los a organizar seus negócios e capturar dados para oferecer produtos e serviços adequados de acordo com suas necessidades.
Essa estrutura possibilita ganhos para outras áreas da companhia, como aprimoramento de uma pontuação de crédito e construção de um score social, além do oferecimento de produtos financeiros e não financeiros de forma personalizada e baseados no comportamento do usuário, cruzando histórico de compras com dados de saúde financeira.
Para saber mais informações sobre o case da Via com o Distrito, acesse gratuitamente o Playbook de Governança.
Texto: André Cardozo
- Aumentar
- Diminuir
- Compartilhar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.