Como o VTEX Day se tornou referência em megaeventos

Vinte e cinco mil participantes, mais de 220 expositores, 12 palcos de conteúdo, 350 palestrantes e 160 apresentações ao longo de dois dias. O VTEX Day 2025 consolidou-se como um dos principais encontros sobre digital commerce, mas a estratégia para esse crescimento foi aprimorada a cada edição. “O primeiro VTEX Day, realizado há 16 anos, ocupou uma sala com apenas 20 pessoas”, lembrou Isabella Barreto, Head de Marketing da VTEX Brasil, durante o CMO Experience, evento que reuniu cerca de 90 líderes de marketing em 28 de agosto, na Experience House, em São Paulo.
A executiva destacou que a grande virada de chave aconteceu em 2019, quando o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama foi a principal atração do evento. “Essa foi uma decisão estratégica que reforçou a força da marca VTEX para todo o ecossistema”, disse. Desde então, o palco do evento já recebeu nomes como o campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, o empresário Richard Branson, fundador do Virgin Group, e Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden. Em 2025, a atriz e produtora Viola Davis emocionou a plateia na maior edição já realizada. [Leia a matéria sobre a palestra de Viola aqui]
Isabella compartilhou curiosidades dos bastidores das edições anteriores, como os desafios de segurança da vinda de Obama. Um dia antes do evento, sua equipe exigiu o fechamento de uma parede de 100 metros no pavilhão onde ele daria a palestra, além da instalação de catracas de segurança semelhantes às de aeroportos. Eles também proibiram a entrada de mochilas, o que resultou em mais de três horas de filas para entrar no evento. Já na participação de Malala Yousafzai, a organização anunciou, em pleno palco, doações ao instituto fundado por ela. A iniciativa mobilizou o público e arrecadou mais de R$ 1 milhão.
Sempre tentamos trazer algo bold, que faz parte da cultura da VTEX, de tentar fazer diferente.”
Além da presença de grandes nomes internacionais, a consolidação do VTEX Day também se explica por alguns diferenciais. Um deles é a participação dos colaboradores da VTEX, que todos os anos atuam em diferentes funções, do credenciamento à recepção do público. A partir da próxima edição, colaboradores das empresas parceiras também poderão participar como voluntários. “É uma forma de reconhecer profissionais que talvez não fossem convidados a assistir ao evento, mas que podem viver essa experiência trabalhando conosco.”
Outra decisão importante foi a de trazer o VTEX Day para o núcleo de marketing da empresa. Antes, o evento pertencia a uma unidade de negócios separada, apartada da estratégia de geração de oportunidades. “Com essa mudança, conseguimos apoiar parceiros em suas conexões de negócio. Os partner managers atuam lado a lado durante o evento, apresentando prospects e gerando conexões de negócio.”
Na área de conteúdo, a VTEX estuda mudanças para a próxima edição. A ideia é transformar as palestras em ativos da plataforma. Alguns palcos poderão se tornar exclusivos dos visitantes que estiverem presencialmente no evento, sem uso de celulares, enquanto outros serão gravados e disponibilizados para membros. Parte das apresentações ficará acessível também a não membros, ampliando seu alcance. “Entendemos que o conteúdo precisa reverberar e continuar gerando valor depois que o VTEX Day termina”, disse Isabella.
O uso de dados também passou a orientar a curadoria. A organização coleta sugestões de palestrantes diretamente com o público, o que trouxe nomes fora do radar, mas repetidamente indicados. “Vamos trazer pessoas out of the box para a próxima edição, com base nessas indicações”, afirmou.
Apesar do sucesso da edição de 2025, Isabella relatou a surpresa quando o cofundador e co-CEO da VTEX, Mariano Gomide de Faria, defendeu que, para a próxima edição, seria necessário “jogar tudo fora e começar de novo”. Dessa provocação nasceu o conceito da “Cidade VTEX Day”.
O projeto prevê transformar o espaço do evento em uma metrópole. Haverá uma área inspirada na Times Square, com varejo e mídia, ativações de marcas e gravação de podcasts. A proposta é ampliar a imersão e criar novas oportunidades para clientes e parceiros apresentarem soluções de forma prática. “O diferencial do VTEX Day é a energia de todos que trabalham no evento”, finalizou.
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