Dois dias para mudar a sua visão sobre IA
Ricardo Natale
Como colocar em prática novas ferramentas de IA, como construir processos, incorporar essas novas tecnologias dentro da empresa de forma a ganhar produtividade e, muito importante, sem deixar que as pessoas se sintam ameaçadas, mas abracem as mudanças?
Neste fim de semana, sexta e sábado, realizamos o “CEO NOW – Liderança com AI”, sob o comando de Amanda Graciano, que assumiu recentemente o desafio de construir a nossa nova unidade de educação para a alta liderança, na Experience House.
E a nossa imersão teve como um dos objetivos responder uma questão: como embarcar tudo que está surgindo com IA dentro da empresa? De que maneira uma empresa pode se beneficiar com essas novas tecnologias? Por onde começar e qual é o check-list?
O que buscamos, com o time de mentores que trouxemos, de grandes empresas desenvolvedores ou usuárias de soluções com IA, é ajudar a pensar em como colocar em prática essas ferramentas.
Foram muitos os aprendizados nesses dois dias de imersão e eu tenho certeza de que os 40 líderes que participaram saíram com planos que vão começar a implementar a partir de hoje, seguindo o conselho da CEO Latam da SAP, Cris Palmaka: começa pequeno, mas começa.
Vendo a palestra de Guga Stocco, fundador da Futurum Capital e especialista em negócios digitais, sobre o impacto da LLM (large language model, a base da IA generativa) no mercado, a transformação tão ampla que ela vai provocar, pensei que estamos vivendo um momento como o do lançamento do iPhone, em 2007. Não foi apenas um aparelho, um novo device. Toda uma economia foi criada a partir da possibilidade de termos internet na palma da mão. Setores inteiros surgiram e atividades que já existiam foram completamente transformadas – um exemplo é o iFood, cuja jornada de IA foi detalhada pelo CEO, Diego Barreto.
É o que eu sinto neste momento: estamos no começo de um ciclo de tanta transformação, tanta disrupção, que conseguimos perceber, mas ainda não é possível saber o tamanho do que vem por aí. Quanto tempo falta para termos um robô de LLM do nosso lado? Talvez muito pouco.
Por isso é importante estar preparado, aprender e começar a colocar em prática. Esta foi apenas a primeira edição do “CEO NOW – Liderança com AI”. Em alguns dias, anunciaremos a próxima edição.
A missão no Experience Club é que essa unidade de negócio de aprendizado para a alta liderança consiga conectar quem está no topo das organizações com quem está ponta do conhecimento de transformação e tendências.
- Aumentar
- Diminuir
- Compartilhar