Hande Cilingir, a CEO turca que liderou a ascensão global da Insider

Quando decidiu fundar sua startup de tecnologia de marketing B2B, em 2012, a empreendedora turca Hande Cilingir apostou em Singapura como o ponto de partida da empresa para o mundo. Dez anos depois, a Insider atingiu o status de unicórnio, avaliada em US$ 1,22 bilhão após uma rodada Série D liderada pela Qatar Investment Authority em fevereiro de 2022.
Hoje, a companhia está presente em 26 mercados, incluindo o Brasil, emprega cerca de mil profissionais de mais de 50 nacionalidades em cinco continentes e atende mais de 1,2 mil empresas, sendo um terço delas listada na Fortune 500. Em novembro de 2024, anunciou uma rodada Série E, liderada pela General Atlantic, de US$ 500 milhões, consolidando sua acelerada expansão no mercado de plataformas globais de marketing orientadas por dados e IA.
O caminho que levou a Insider a conquistar marcas como Estée Lauder, Virgin, Toyota, Adidas, GAP, L’Óreal, Coca-Cola, MAC, Avon, Burger King, CNN, entre outras, começou pela Ásia, onde a empresa “não tinha nenhuma experiência, prática ou conhecimento das leis locais”, segundo Cilingir, em uma entrevista à Tatler.
O que parecia inicialmente um obstáculo, porém, se revelou uma vantagem estratégica, já que o mercado asiático oferecia grande potencial para negócios B2B no modelo SaaS, devido à baixa concorrência. Singapore Airlines, L’Oreal e outras marcas globais presentes na região foram as primeiras a apostar na solução.
Criamos a Insider para mostrar ao mundo que empresas de produtos inovadores podem surgir de qualquer lugar.”
Antes de fundar a Insider, Cilingir acumulou uma experiência internacional, vivendo e trabalhando no Oriente Médio, Reino Unido, China, Ásia e Rússia, trajetória que lhe deu uma capacidade de compreender diferentes mercados e a ajudou a construir uma empresa global.
Formada pela London School of Economics and Political Science, Cilingir tem mestrado em Cultura e Língua Chinesa Internacional pela Shanghai Normal University. Na China, atuou como diretora regional da Torlin Chemicals e como gestora de marketing da Starmall, antes de dar seu primeiro passo como empreendedora ao fundar uma escola de idiomas.
Dois anos depois, ao lado de cinco cofundadores, nascia a Insider, plataforma nativa em IA que ajuda empresas a desenvolver estratégias de marketing orientadas por dados e a entregar experiências hiperpersonalizadas em múltiplos canais.
Correndo por fora do circuito de startups do Vale do Silício, a Insider só entrou no mercado americano depois de conquistar o status de unicórnio. “Fizemos uma jornada de startup ao contrário”, afirma Cilingir. Mesmo com a expansão global e a maturidade do negócio, sua rotina como CEO segue intensa e os dias de trabalho raramente terminam antes da meia-noite. Para ela, a “integração entre vida pessoal e profissional traz prazer e realização” e, por isso, ela não separa essas agendas. Um exemplo disso foi quando surpreendeu a equipe ao se apresentar como DJ em uma das festas da empresa.
A disciplina é importante em todos os níveis: autodisciplina, disciplina de equipe, disciplina empresarial. Ela vem das suas raízes e se espalha para toda a organização, então você precisa liderar pelo exemplo como CEO e se esforçar ao máximo.”
Eleita pela Crunchbase como uma das três principais CEOs mulheres fora dos Estados Unidos, Empreendedora Endeavor em 2014, e reconhecida pela Microsoft como Empreendedora do Ano em 2016, Cilingir é uma entusiasta da tecnologia na construção de jornadas de excelência para os consumidores. Sob sua liderança, a companhia conquistou o título de 6ª melhor empresa de software do mundo segundo o G2 Winter Report 2024 e foi nomeada líder do Quadrante Mágico do Gartner para ferramentas personalizadas em 2023.
Mesmo com tantas conquistas, a executiva está longe de puxar o freio à frente da empresa. Ao comemorar a captação Série E no final do ano passado, ela postou, em seu LinkedIn: “Cada marco representa um novo começo. O verdadeiro trabalho começa agora!”
-
Aumentar
-
Diminuir
-
Compartilhar