Já empreendo. E agora?
Por Ana Fontes*
Assim como o gerenciamento de projetos, um negócio é um ser vivo que precisa estar constantemente evoluindo, e você precisa evoluir junto
No artigo passado, listei algumas dicas e sugestões que avalio como imprescindíveis para aquelas pessoas com perfil intraempreendedor e que, no fundo, valem também para qualquer pessoa que está pensando em empreender, seja em um negócio, seja na própria profissão.
Além das dúvidas frequentes que recebo sobre os primeiros passos no empreendedorismo, é comum ser abordada por pessoas que já tiraram a ideia do papel e estão com os dois pés no planejamento de uma nova empresa ou de um desafiador projeto.
No empreendedorismo dos negócios, a questão do “já estou empreendendo, e agora?” não surge à toa. Afinal, os primeiros anos de uma nova empresa não são fáceis. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos anos seis de cada dez negócios fecharam as portas nos primeiros cinco anos de atividades.
Isso vale também para projetos pessoais e profissionais, desde os mais cotidianos, como iniciar um plano de reeducação alimentar, aos mais elaborados, como solucionar um problema interno que está prejudicando a saúde financeira da empresa. Muitas vezes, largamos pela metade uma série de tarefas e não chegamos a lugar algum.
As razões para isso são diversas: falta de planejamento, administração do tempo inadequada, desentendimento com outros integrantes da equipe, impaciência, falta de conhecimento e muitas outras.
Infelizmente, não existem procedimentos que garantam o sucesso de um intraempreendedor. Mas tenho algumas dicas que podem ajudar a organizar o seu projeto profissional.
1. Trabalhar sozinho ou em grupo? — Você já deve ter ouvido falar por aí que empreender é um ato solitário. Bem, às vezes isso é verdade, principalmente na etapa das ideias e da concepção do negócio. Mas, a partir daí, você precisará lidar com gente o tempo todo.
Um dos grandes erros de qualquer empreendedor é achar que pode dar conta de tudo. Esse perfil centralizador acaba desviando a atenção das coisas mais importantes para as menos estratégicas, como as atividades operacionais, que deveriam ser realizadas por outras pessoas. Em todo projeto, o tempo é um componente valioso. Por isso, delegar é necessário e imprescindível.
2. Estabeleça micro-objetivos — Projetos de longo prazo às vezes perdem força e acabam desestimulando a equipe e os patrocinadores. Para minimizar isso, estabeleça entregáveis de curto prazo, que possam ser mensurados e celebrados. O percurso total será o mesmo, mas com essas pequenas “paradas” o caminho parecerá mais curto e perfeitamente atingível.
3. Concorrência — No mundo dos negócios, a concorrência é inevitável. E isso pode ser bom, pois estimula o empreendedor a superar metas, melhorar serviços e produtos, rever processos, focar na qualidade. No mundo intraempreendedor, a concorrência tem o mesmo efeito. Profissionais rodeados por outros profissionais competentes têm oportunidades para aprender, trocar informações, rever conceitos, reavaliar decisões.
4. Separe o que é urgente do que é importante — Urgente é tudo o que você precisa fazer agora, sem a possibilidade de deixar para depois. Geralmente, o urgente está relacionado com as tarefas cotidianas, não planejadas ou que simplesmente não foram feitas no tempo adequado. Já as coisas importantes estão relacionadas ao planejamento, ao crescimento do negócio, à estratégia. O importante não é apenas para hoje, mas para a subsistência do seu próprio projeto.
5. Parar no tempo — Empreender é uma ocupação profissional como outra qualquer. Exige preparo, conhecimento e atualização constante. Muitos empreendedores e intraempreendedores esquecem de que o mundo gira e os processos mudam (sejam tecnológicos, mercadológicos, produtivos ou financeiros). Um negócio, assim como o gerenciamento de projetos, é um ser vivo que precisa estar constantemente evoluindo… E você precisa evoluir junto.
E lembre-se: o intraempreendedor de sucesso é aquela pessoa que consegue resolver um problema, construir valor e mover pessoas em busca de soluções.
Lançamento
Quero aproveitar este espaço exclusivo para contar uma novidade: depois de anos planejando e decidindo que foco eu daria no conteúdo, estou finalmente lançando meu livro Negócios: um assunto de mulheres — a força transformadora do empreendedorismo feminino.
Como o título já resume, esta obra conta detalhes e curiosidades do mundo empreendedor feminino. Além de dados estatísticos, extraio toda a minha experiência vivida neste universo. É um livro sobre a mulher no empreendedorismo, mas há dicas válidas para qualquer um que deseja ou precisa começar um novo plano profissional.
O livro está disponível para compra online nas principais lojas, tanto a versão física quanto o e-book:
Conto com vocês!
- Aumentar
- Diminuir
- Compartilhar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.