Gestão

Liderança made in Brazil (parte II): 10 brasileiros CEOs de marcas globais

Devido ao sucesso e ao alcance da reportagem publicada na semana passada e atendendo a pedidos dos leitores, selecionamos uma nova lista de seis executivos brasileiros, dos quais três são mulheres, que assumiram a liderança global de grandes empresas, três que empreenderam seus próprios negócios no Brasil, tornando-se marcas globais, e um que está na liderança de uma conhecida multinacional brasileira.

Conheça, a seguir, a trajetória desses executivos de sucesso:

Juliana Azevedo
Foto do LinkedIn

Juliana Azevedo, presidente global Home Care e Professional Business da Procter & Gamble

Juliana Azevedo é graduada em Direito pela PUC-SP e em Engenharia Industrial pela Escola Politécnica da USP. Ela está há 30 anos na Procter & Gamble, onde entrou como estagiária e passou por diversas funções até chegar a General Manager da operação brasileira, posição que exerceu entre 2018 e 2022. Logo em seguida, assumiu como presidente da Procter & Gamble na América Latina.

Desde julho do ano passado, a executiva comanda a operação global da marca na Divisão de Home Care e Professional Business. Ela é responsável pelas operações globais, inovação, construção de marcas e cadeias de suprimento da Dawn, Cascade, Fairy, Mr. Clean, Swiffer e Febreze. Fundada em 1837 e com operações em 70 países, a Procter & Gamble é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. A companhia reportou vendas líquidas globais de US$ 84,3 bilhões em 2025.

Olga Loffredi
Foto do LinkedIn

Olga Loffredi, CEO global do Vanto Group

Olga Loffredi é bacharel em História e Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e PhD em Estudos Psico-Educacionais e Comunicação pela Universidade de Minnesota, nos EUA. Ela foi diretora de RH da Coca-Cola no Brasil por cinco anos e entrou na consultoria boutique global Vanto Group em 1999. Atuou como COO e presidente do grupo para América Latina até 2014.

Em 2017 assumiu como CEO global, atuando em São Francisco, Califórnia. A consultoria Vanto Group já atuou com projetos de gestão estratégica em mais de 500 organizações dos setores privado, público e sem fins lucrativos em mais de 20 países no mundo.

Cesar Gon
Foto do LinkedIn

Cesar Gon, fundador e CEO global da CI&T

Bacharel em Engenharia da Computação e com mestrado em Ciências da Computação pela Unicamp, Cesar Gon fundou aos 23 anos a CI&T. Ao longo desses 30 anos, a companhia se tornou uma multinacional brasileira com atuação em mais de 25 países. Em 2021, a CI&T fez o IPO na Bolsa de Valores de Nova York.

Autor do livro Faster, Faster: The Dawn of Lean Digital (2020), Cesar foi eleito Empreendedor do Ano pela EY no Brasil em 2019. Atualmente, ele está à frente da transformação impulsionada pela IA, promovendo mudanças sustentáveis em grandes organizações por meio da hiperprodutividade e incorporando IA para acelerar o crescimento das empresas.

Mariano Faria Gomide e Geraldo Thomaz
Arte sobre fotos do LinkedIn

Mariano Gomide de Faria e Geraldo Thomaz, fundadores e Co-CEOs globais da VTEX

Engenheiros mecânicos formados pela UFRJ, Mariano Gomide de Faria e Geraldo Thomas fundaram juntos a VTEX em 2000. Inicialmente com o nome “Vitrine Têxtil”, a empresa atuava como uma plataforma de compras B2B para a indústria têxtil. Adotou o nome VTEX para poder atuar de forma global. Estrearam no comércio digital ao desenvolver a loja online da varejista brasileira de cosméticos Sacks, posteriormente adquirida pela Sephora.

Em 2007, conquistaram um projeto global para desenvolver a primeira plataforma de e-commerce do Walmart Brasil. Foi o início da expansão global da empresa. Em 2024, a VTEX superou a marca de US$ 200 milhões em receita anual e atua em 43 países, com mais de 2.600 clientes globais B2B e B2C. Organiza, ainda, o VTEX Day, que reúne mais de 20 mil pessoas a cada ano.

Marcos Santos
Foto do LinkedIn

Marco Santos, CEO global da GFT Technologies

Graduado em Ciências da Computação pela USP, com MBA pela FIA e pelo Ibmec, além de formações complementares no MIT Sloan School of Management e na Singularity University, Marco Santos atua há 30 anos na área de tecnologia, com passagem por empresas como Oracle, Capgemini e TATA Consultancy Services.

Se tornou Country Manager da GFT Technologies no Brasil em 2011, passando por diversas funções executivas como Presidente do Brasil e América Latina, CEO USA e América Latina e CEO Americas até assumir como CEO global em janeiro de 2025. Com atuação em mais de 20 países, a GFT Technologies atua na transformação digital das empresas com foco em IA.

Antonoaldo Neves
Foto de divulgação Ethiad

Antonoaldo Neves, CEO global Etihad Aviation Group

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em Finanças Corporativas pela PUC-Rio e MBA pela Darden Business School, Antonoaldo Neves foi sócio da McKinsey & Company, presidente da Azul e CEO da TAP Air Portugal antes de assumir como CEO global do Etihad Aviation Group em outubro de 2022. Fundou, ainda, a Ōner Travel, plataforma digital que permite a qualquer pessoa vender viagens nas redes sociais.

Fundada em 2003 e com sede em Abu Dhabi, o Etihad Aviation Group é um conglomerado de aviação cuja principal subsidiária é a Etihad Airways, que opera como companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, conectando mais de 120 destinos com foco em serviços de luxo. As outras empresas do grupo atuam no setor de cargas, viagens, treinamento e programa de fidelidade.

Paulo Ruiz Sternadt
Foto do LinkedIn

Paulo Ruiz Sternadt, CEO global da Eaton

Paulo Ruiz Sternadt é formado em Engenharia Elétrica pela FEI, tem MBA pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA pela Universidade Northwestern. Atuou em empresas como Siemens e Fiat antes de entrar na Eaton, empresa global de gestão de energia que atua nos setores automotivo, aeroespacial, industrial e de data centers. Assumiu como CEO global em janeiro de 2025.

Liel Miranda
Foto do LinkedIn

Liel Miranda, CEO da Alpargatas S.A.

Formado em Administração de Empresas pela UFMS, com MBA pela UFRJ, Liel Miranda atuou por 17 anos na Souza Cruz, onde entrou como trainee e chegou à posição de Presidente. Foi ainda presidente da Mondelēz International entre os anos 2019 e 2024. Desde fevereiro de 2024, assumiu como CEO da Alpargatas S.A., multinacional brasileira de capital aberto, dona da marca Havaianas. A Alpargatas está presente em mais de 130 países com foco prioritário no mercado dos Estados Unidos, China e Europa.

Liel é ainda um dos membros fundadores da MOVER, associação sem fins lucrativos formada por 49 empresas que visa acelerar a equidade racial no ambiente corporativo. Atua como conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, órgão de assessoramento direto da presidência da República que atua na formulação de políticas públicas focadas no desenvolvimento social e ambientalmente sustentável.

Tadeu Marroco
Foto do LinkedIn

Tadeu Marroco, CEO global da British American Tobacco

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ e com MBA pela COPPEAD da UFRJ, Tadeu Marroco atua há mais de 30 anos na British American Tobacco (BAT). Passou por diversas posições, como Diretor Regional para a Europa e Norte da África, Diretor de Transformação, entre outras funções de liderança nacional, regional e global. Assumiu como CEO global em janeiro de 2025.

Fundada em 1902, em Londres, a centenária BAT é uma das maiores empresas de tabaco do mundo, operando em mais de 180 países. No Brasil, tinha participação na Souza Cruz até comprá-la integralmente em 2015. Atualmente, a BAT lidera o movimento A Better Tomorrow, que visa migrar 50% da receita para novos produtos não combustíveis até 2035.

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar