Histórias da Vida

“Liderança se constrói com humildade, atitude e presença”

Guilhermina Bezerra, vice-presidente do Grupo Masterboi

Monica Miglio Pedrosa

De entregadora de carnes no Box 77 do mercado público de Afogados, no Recife, à vice-presidência da maior atacadista e distribuidora de Pernambuco. A história de Guilhermina Bezerra, hoje na liderança do Grupo Masterboi ao lado do irmão, Nelson Bezerra, é uma lição de atitude, resiliência, trabalho responsável, ética e muita fé.

Nascida em Caruaru, no distrito de Gonçalves Ferreira, e caçula de 11 irmãos, Guilhermina chegou à capital aos 19 anos para trabalhar ao lado de um dos irmãos em um box que vendia carnes no mercado. Em apenas três meses, ficou claro que essa parceria não funcionaria. Quem a acolheu foi outro irmão, Nelson, que trabalhava em um box no mesmo local. Ao lado dele, o negócio ganhou força: enquanto Nelson era um vendedor nato, Guilhermina entregava carnes dirigindo sua Saveiro, controlava os pagamentos e cuidava das contas. Mas ela queria alçar voos mais altos para ajudar financeiramente a mãe e as irmãs.

A virada começou a acontecer em 2000, quando os irmãos saíram do box e abriram uma pequena loja na Rua 21 de abril, ainda em Afogados, dando início à Masterboi. A operação começou a ganhar escala, impulsionada pelas habilidades complementares dos dois irmãos. Com sua determinação e veia comercial, Nelson é, hoje, o presidente da Masterboi. Gulhermina atua como vice-presidente, atuando na gestão estratégica e operacional da empresa, com foco em inovação, governança, tecnologia e valorização das pessoas.

Guilhermina Bezerra na primeira loja da Masterboi, nos anos 2000.
Guilhermina Bezerra na primeira loja da Masterboi, nos anos 2000.

A Masterboi, que completou 25 anos em 2025, é hoje uma das maiores indústrias frigoríficas do país, com unidades industriais em Nova Olinda (TO), São Geraldo do Araguaia (PA) e Canhotinho (PE), além de dois centros de distribuição, uma charqueada, uma transportadora própria e uma rede com seis lojas. São mais de 4.200 colaboradores e habilitação para exportar para mais de 100 países. Em 2024, a empresa exportou mais de 39 mil toneladas para 42 países, incluindo China, Singapura, Filipinas, Canadá, Uruguai e Cuba.

Por ser uma companhia de capital fechado, os números não são divulgados publicamente, mas o relatório de sustentabilidade relativo a 2024 registra um crescimento de 27% no faturamento bruto de 2024 e de 55% no lucro líquido em comparação ao ano anterior. A solidez dessa trajetória vem sendo reconhecida ano após ano: pelo sétimo ano consecutivo, a Masterboi foi eleita a maior do setor atacadista e distribuidor de Pernambuco, segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), que contou com a participação de 761 companhias e dados auditados pela NielsenIQ.

ESG: reconhecimento em governança

Parte fundamental dessa trajetória está na consolidação da agenda ESG. Em 2024, a companhia foi homenageada com o VII Prêmio ESG da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), reconhecida como o melhor fornecedor frigorífico em rastreabilidade pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) e eleita, pelo terceiro ano consecutivo, como a empresa com melhor gestão pela Deloitte, se destacando com a melhor avaliação no pilar de governança. A Masterboi é reconhecida ainda por estar 100% em conformidade com as normas do Ministério Público Federal.

“Embora eu tenha estudado somente até a 8ª série (do ensino fundamental) e Nelson até a 6ª, temos o conhecimento de 25 anos do mercado e uma gestão visionária, que olha para o futuro”, afirma Guilhermina. Ela destaca outro diferencial da Masterboi, sua cultura colaborativa. “Contratamos pessoas para liderar a estratégia conosco, mas estamos sempre juntos, contribuindo com humildade e respeito.”

Nelson e Guilhermina Bezerra, presidente e vice-presidente do Grupo Masterboi
Nelson e Guilhermina Bezerra, presidente e vice-presidente do Grupo Masterboi.

Essa liderança empática e centrada em pessoas de Guilhermina inspirou a diversidade da companhia. Mesmo atuando em um setor historicamente masculino, 60% dos cargos gerenciais da Masterboi são ocupados por mulheres, um resultado que aconteceu naturalmente, sem a definição de metas de contratação.

Guilhermina é, ainda, a autora de uma frase que virou sua marca registrada e que ela usa como conselho para todas as pessoas com quem interage:

Acredite na sua capacidade de transformação. Quando acreditamos nisso, vamos longe, sem nunca tirar os pés do chão nem perder a humildade.”

A executiva trouxe alguns exemplos de colaboradoras que cresceram na empresa com atitude, como o de uma jovem aprendiz que hoje é desenvolvedora. Outra, que trabalhava na cozinha da distribuidora, pediu uma chance na recepção, depois no administrativo e hoje é gerente de cobrança. “Atitude não se aprende na faculdade, mas na vida.”

Casada, com dois filhos homens, Guilhermina valoriza o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e se define como uma pessoa realizada, muito próximo da família. A mãe, com 87 anos, é considerada por ela como sua “terceira filha” e sua maior inspiração, “fonte diária de força, valores e propósito”. Ao lado do irmão Nelson, Guilhermina já prepara os filhos para a sucessão, mas afirma que ambos ainda não pensam em deixar o trabalho.

Um símbolo desse compromisso com o futuro da empresa é o novo centro administrativo da Masterboi, em Recife, cuja construção ela fez questão de acompanhar de perto e cuja inauguração coincidiu com as comemorações pelos 25 anos da companhia. Em uma das paredes do novo centro administrativo, uma foto antiga relembra as origens da empresa: o pequeno escritório na Rua 21 de Abril, onde tudo começou.

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar