MAZE expõe fotografias fragmentadas de Gabriel Wickbold, que convidam à reflexão sobre a condição humana

Uma exposição que explora narrativas familiares e memórias coletivas por meio de um processo único de fragmentação e entrelaçamento fotográfico. Assim é MAZE, do artista visual Gabriel Wickbold, que estreou no Museu de Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, no início de fevereiro, e fica em exposição até 13 de abril. A mostra apresenta uma nova série autoral do fotógrafo carioca composta por dez obras que exploram, por meio de fotografias fragmentadas e entrelaçadas, um diálogo entre genealogia e memória coletiva. As peças combinam técnicas fotográficas tradicionais com processos de impressão em tecidos revestidos, proporcionando texturas e dimensões que complementam a narrativa visual.
Formado em Rádio e TV pela FAAP, Gabriel começou sua jornada artística documentando comunidades ribeirinhas no Brasil, em 2006. Vivendo atualmente em São Paulo, o artista costuma abordar, em suas séries, temas como envelhecimento, tecnologia e sexualidade, utilizando processos criativos que combinam pesquisa e experimentação. Em MAZE, ele convida os visitantes à introspecção e ao diálogo sobre nossa condição humana em suas múltiplas dimensões. As fotografias em preto e branco com figuras que parecem saídas de um álbum de família são reconstruídas em composições labirínticas.
O diferencial técnico da mostra está na manipulação digital das imagens e sua impressão em tecido sintético vulcanizado, criando peças de 120 x 180 cm que desafiam a linearidade tradicional dos registros familiares. As fotografias, que mesclam personagens quase fictícios, transcendem categorias de gênero e etnia, construindo uma narrativa universal sobre hereditariedade e identidade. A exposição fica no MIS até 13 de abril, com entrada gratuita.
Exposição MAZE:
Artista – Gabriel Wickbold
Período – de 12 de fevereiro a 13 de abril de 2025
Entrada gratuita
Local – Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço – Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo, SP
Telefone – +55 (11) 2117-4777
Horários – terças a sextas / 10h às 19h; sábados / 10h às 20h; domingos e feriados / 10h às 18h
-
Aumentar
-
Diminuir
-
Compartilhar