Tecnologia

Muito além do Wi-Fi: Think Digital oferece inteligência de dados em solução de conectividade

Áureo Fittipaldi, CEO da Think Digital

Monica Miglio Pedrosa

Uma grande rede varejista que economizou R$ 25 milhões em 2023 com uma solução digital que usa registro de ID facial dos clientes nas lojas. Uma rede de shoppings que precisava de uma solução mais assertiva para saber o número exato de pessoas que circulava em seus corredores, para uma gestão operacional mais eficiente. Um grande supermercado que queria entender a experiência do cliente na loja física, no digital e mapear toda a jornada Phygital, otimizando suas campanhas de marketing. O que essas três empresas têm em comum é a infraestrutura de conexão, e as soluções de inteligência de dados da Think Digital, empresa que atua em mais de 250 shoppings, 60 hospitais, 4 mil farmácias e tem mais de 20 milhões de clientes conectados em 8 mil pontos de venda no Brasil.

Fundada em 2016 por Aureo Fittipaldi, engenheiro que antes de empreender foi diretor de vendas em grandes empresas como Samsung, Lexmark e Avaya, a Think Digital tem entre seus clientes Allos, Assaí Atacadista, Savegnago e St. Marché e atua nos segmentos de varejo, saúde, educação, gestão pública, serviços, indústria e também atua em eventos e nas empresas.

Em seu início, a Think Digital desenvolvia os conteúdos e fazia o design das telas digitais nas lojas físicas, devido ao forte relacionamento prévio que Aureo tinha com o segmento. Logo, ele percebeu que poderia também entregar a infraestrutura de conectividade além do conteúdo, ampliando seu leque de atuação.

A evolução para oferecer dados inteligentes como apoio à estratégia dos clientes foi o próximo passo, tanto pela evolução natural do mercado, como pela necessidade das empresas de ter acesso a ferramentas que as ajudassem a ter operações mais eficientes, seja com redução de custos ou com insights para ofertas segmentadas. Hoje, a Think Digital entrega desde a infraestrutura de conectividade até soluções customizadas, como campanhas digitais personalizadas que apoiam a estratégia Phygital das organizações.

“Nossos clientes passaram a ter, além da infraestrutura, o potencial de trazer muitas outras funcionalidades e dados estratégicos para o negócio. Se no ambiente online é possível mapear diversas informações sobre abandono do carrinho de compra, frequência de visita, entre outras informações, nas lojas físicas não havia um sistema que medisse automaticamente dados como a frequência de pessoas. Nossa solução de monitoramento usando câmeras e sensores IoT permite isso. Nós não registramos os rostos dos usuários, apenas o ID facial, que é armazenado de forma anônima, para estar em linha com a LGPD. Também podemos integrar essa audiência física com o CRM, app ou banco de dados da empresa para aumentar o engajamento do cliente”, explica Aureo (imagem 1).

Imagem 1: Audiência física é uma das soluções que permite às lojas mapear, em tempo real, o fluxo de pessoas
Imagem 1: Audiência física é uma das soluções que permite às lojas mapear, em tempo real, o fluxo de pessoas

O mecanismo para conhecer essa audiência presencial é o celular. Quando os usuários se conectam ao Wi-Fi do local e aceitam os termos de uso (em compliance com a LGPD), é possível obter uma série de informações sobre hábitos de consumo, frequência, preferências, entre outros dados que podem ser integrados ao CRM e gerar oportunidades de relacionamento personalizado com o cliente.

Mesmo quando o usuário não se conecta à rede, é possível mapear o público, por meio de monitoramento de câmeras e soluções de IoT (Internet das Coisas). As câmeras registram um User ID para cada pessoa que entra na loja (usando registro de ID facial), o que permite conhecer o volume exato de pessoas em tempo real, mapear os períodos de maior e menor movimento, analisar e emitir alertas com base no tempo de espera na fila, otimizar as campanhas de comunicação e marketing de acordo com esses dados, entre outras ações.

Campanhas Phygital Behaviour

Os dados da presença física do consumidor são um grande diferencial nas estratégias de campanha Phygital das empresas. Integrar as informações de visita física nas lojas ao CRM ou BI que contém a experiência online do consumidor amplia a visão da jornada completa do cliente. “Existem várias formas de incentivar um cliente a se logar na rede do estabelecimento, como o envio de informações sobre cashback ou a oportunidade de visualizar descontos personalizados. Caso seja o primeiro acesso, campanhas de estímulo ao cadastro com descontos para a primeira compra podem ser usadas”, exemplifica Aureo. Quando o cliente se conecta à rede, a Think Digital cruza estes dados com outras bases de dados públicas e amplia o conhecimento da empresa sobre cada pessoa (imagem 2).

Imagem 2: Exemplo de dashboard com dados do consumidor obtidos por meio do login na rede e enriquecimento da base de dados
Imagem 2: Exemplo de dashboard com dados do consumidor obtidos por meio do login na rede e enriquecimento da base de dados

Para que tudo isso aconteça, é preciso investir na qualidade e na disponibilidade da conexão ofertada. “Nossas tecnologias hoje são gerenciadas na nuvem, o que garante agilidade na correção de eventuais problemas ou falhas de conectividade. Temos um sistema de alerta que permite acompanhar em tempo real nossas operações nos mais de 6 mil PDVs ativos”, afirma.

A empresa atua no modelo “as a service”, o que dispensa investimentos em infraestrutura, já que os equipamentos e tecnologias são de responsabilidade da Think Digital. “Além de reduzir despesas operacionais, as empresas têm maior flexibilidade e escalabilidade e acessam as últimas tecnologias e inovações do mercado sem custos adicionais”, explica.

Prevenção de fraudes

Uma solução recente do portfólio da Think Digital tem tido ampla aceitação dos clientes, em especial no segmento de varejo. Com o uso de câmeras e tecnologia de registro de ID facial desenvolvido com uma solução local, que tem uma alta taxa de reconhecimento em diversas etnias, o sistema é capaz de identificar múltiplas faces simultaneamente, mesmo que a pessoa use máscara ou óculos de sol. Quando ocorre um furto ou tentativa de roubo em uma loja, essa pessoa (seu UserID) é marcada na base da empresa como de risco. Se ela retornar à loja ou se dirigir a outra filial da mesma rede, um alerta é emitido com um delay de no máximo 20 segundos após a identificação do sistema e a segurança pode acompanhar o ID em alerta de forma mais atenta na loja, inibindo sua ação.

“Um cliente que monitorou cerca de 100 lojas recebeu alerta de 5 mil pessoas que furtaram. Essa ação levou a uma economia de mais de R$ 25 milhões em 2023, redução de 17% considerando todas as perdas da rede por este motivo”, conta.

A Think Digital também entrega dashboards com dados personalizados e otimizados com análises preditivas para ajuda na tomada de decisões estratégicas. Em um plano de expansão de uma rede, por exemplo, dados como número de habitantes e domicílios, renda média da região, presença de outros serviços e principais hábitos de consumo são cruciais para a decisão de expansão de uma marca (Imagem 3).

Imagem 3: Dashboard de mapeamento para apoiar a decisão estratégica de abertura de novas lojas com base em dados e informações inteligentes
Imagem 3: Dashboard de mapeamento para apoiar a decisão estratégica de abertura de novas lojas com base em dados e informações inteligentes

Outra frente de atuação da Think Digital são os controles IoT, com sensores que monitoram em tempo real ambientes sensíveis como locais de armazenamento de perecíveis ou servidores de TI. Em áreas industriais, é possível proteger o local contra intrusão física ou vulnerabilidades. Sensores de energia são capazes de identificar usos indevidos, mapear surtos de tensão e corrente elétrica, o que ajuda a controlar e reduzir o consumo de energia. Outra frente sustentável são os sensores de água, que detectam instantaneamente eventuais vazamentos ou fraudes no consumo, permitindo intervenções rápidas em potenciais problemas.

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