Criando memórias no Fórum CEO Brasil
Ricardo Natale
Num mundo tão interconectado, com excesso de informações, exaustão de telas e cobrança extrema por resultados, é cada vez maior o valor das conexões humanas. E isso foi o que conseguimos entregar de melhor nesta sexta edição do Fórum CEO Brasil, encerrado ontem. Foram quatro dias intensos de conteúdo com speakers que nos trouxeram suas experiências, suas histórias e nos fizeram pensar.
Também conseguimos reunir um grupo poderoso, de 250 CEOs e acompanhantes, em almoços ao ar livre, jantares com shows contagiantes, papos que se prolongaram pela madrugada e muita interação. O que buscamos, com o Fórum, é criar um ambiente de confiança e relaxamento, um espaço para a realização de parcerias e negócios não entre empresas, mas entre pessoas que lideram empresas. Não fazemos eventos apenas. Criamos memórias.
O Fórum começou na quinta à tarde com uma palestra do empresário Alex Allard, que manteve o auditório hipnotizado com a sua história de vida e de empreendedor de sucesso. Ele é muito conhecido pelo Cidade Matarazzo, complexo que ele criou na região da Avenida Paulista e que inclui o Rosewood, eleito o melhor hotel do Brasil. Mas muitos se surpreenderam com a sua visão de futuro e de estímulo a negócios regenerativos ao criar o AYA Earth Partners e com tudo o que ele já construiu em sua carreira.
Na sexta-feira de manhã recebemos quatro líderes empresariais que estão colocando em prática novas visões de gestão, mais humanizada e inclusiva, e ajudando a construir negócios com responsabilidade corporativa.
Gustavo Werneck, CEO e membro do Conselho de Administração da Gerdau, falou sobre a importância da cultura e a responsabilidade da liderança em novas formas de conduzir os negócios. Esse foi também o tema de Daniela Cachich, presidente da Unidade de Negócios Future Beverages e Beyond Beer na Ambev, que lembrou do papel das grandes empresas em desconstruir clichés e preconceitos ao anunciar seus produtos. Olga Loffredi, CEO do Vanto Group, em San Francisco, também falou sobre as possibilidades de o CEO mudar o mundo a partir da sua atuação na empresa.
Gabriela Comazzetto, General Manager de Global Business Solutions Latam e Brasil do TikTok, mostrou cases de grande impacto em parcerias de marcas com a rede social. Posts virais na plataforma são capazes de aumentar em muito as vendas de um produto.
Para encerrar a manhã, Silvio Meira, cientista chefe da TDS e um dos criadores do Porto Digital, polo de inovação no Recife, falou sobre inovação e inteligência artificial e lembrou que, no mundo atual, de ecossistemas, quem não toma decisões com agilidade perde o timing – e as oportunidades.
No sábado, quatro palestras que nos fizeram pensar sobre a importância da diversidade nas empresas e da persistência no empreendedorismo.
Guilherme Weigert, CEO e fundador da Conexa, CEO, falou sobre o modelo de saúde no Brasil, insustentável, e como usa tecnologia para ajudar empresas do setor a prestar um melhor atendimento. Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox, contou sua trajetória e como o enriquecimento de dados permite chegar aos consumidores com precisão.
A importância de olhar para a população negra – 56% do total de brasileiros – com um olhar de abundância, em vez de escassez, esteve presente nas apresentações de Tom Mendes, diretor do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), e de Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black, uma instituição bancária criada para facilitar o acesso das pessoas negras à bancarização e ao crédito.
Para encerrar a noite, um jantar seguido de um show e de outro show. Uma programação pensada justamente para criar essas oportunidades de boas lembranças. E, pelas conversas no café da manhã, conseguimos.
Neste domingo, quando me despedi do último amigo na porta do hotel tive aquela sensação boa de dever cumprido, de sonho realizado. E com este já guardado na memória, comecei a pensar nos próximos.
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