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Puríssima facilita o acesso à suplementação personalizada com apoio da IA

Flávio Passos, CEO e cofundador da Puríssima

Monica Miglio Pedrosa

Transformar a complexa ciência da suplementação nutricional em algo simples, prático e personalizado. Essa é a missão da Puríssima, novo projeto de Flávio Passos, pesquisador em saúde, nutrição e gastronomia e fundador da Puravida, de alimentação saudável, vendida para a Nestlé em 2022. Lançada no início deste mês, a Puríssima quer ampliar o acesso à suplementação para dar mais qualidade de vida, bem-estar e saúde às pessoas.

Estudos internacionais revelam que a maioria da população mundial não atinge níveis ótimos na maior parte dos 47 nutrientes essenciais ao organismo, como proteína — mais de 60% da população mundial está abaixo do nível recomendado para preservar músculos, neurotransmissores e longevidade —, Ômega-3 (80% têm níveis abaixo da faixa ideal), Coenzima Q10, Cálcio, Magnésio, entre outros.

É nesse cenário que a Puríssima atua, com a proposta de oferecer suplementação completa e personalizada, manipulada sob demanda, com doses clínicas reais, definidas a partir de uma anamnese digital que analisa mais de 90 variáveis sobre cada pessoa, como idade, sintomas, hábitos, sono, energia, histórico familiar e objetivos de saúde. A partir desses dados, um sistema proprietário, que combina algoritmo e inteligência artificial, traduz as informações em uma prescrição individualizada, baseada em parâmetros clínicos reconhecidos pela ciência.

“Percebi que o mercado precisava evoluir e tornar o acesso à suplementação mais simples. O cliente não precisa consumir muitas cápsulas, saber as dosagens ou quais combinações são mais eficazes em cada situação”, explica Flávio. O resultado é uma solução personalizada, que reúne de 40 a 60 nutrientes e ativos em duas bebidas diárias, consumidas pela manhã e à noite. São três planos disponíveis: Essencial (básico), Avançado e Premium, com valores a partir de R$ 497 mensais.

Com investimento de R$ 12 milhões em um laboratório próprio em Juiz de Fora (MG), o aporte total no projeto não foi divulgado. O foco inicial é o B2C, mas Flávio adianta, em entrevista para o Experience Club, que uma expansão natural será o avanço para o mercado B2B, oferecendo a suplementação para colaboradores de empresas, com subsídio parcial dos planos de saúde.

“A suplementação reduz drasticamente o tempo de doença, amplia o desempenho cognitivo e melhora o humor e o bem-estar. Tudo isso representa, também, economia de custos para as empresas e para os planos de saúde”, afirma o fundador.

A partir de janeiro de 2026, a Puríssima dará início a uma parceria com uma rede de hospitais do Distrito Federal para medir a efetividade do uso da suplementação personalizada em pacientes antes, durante e depois da internação, avaliando seu impacto positivo sobre os marcadores de saúde. Leia, a seguir, a entrevista completa.

[EXP] Flávio, como surgiu a ideia de empreender a Puríssima?

Flávio Passos – Esse é um sonho que eu tinha desde que estava à frente da Puravida, mas estava totalmente dedicado a desenvolver aquele negócio. Percebia que o futuro da suplementação seria algo parecido com os atributos do que desenvolvi na Puríssima.

Faço uma analogia com o sucesso da tecnologia. Enquanto ela acontecia em desktops, por meio de comandos digitados no prompt do DOS, a tecnologia se restringia aos poucos que tinham esse conhecimento. Da mesma forma, enquanto o suplemento é uma miríade de frascos, com diferentes horários para tomar e dúvidas na dosagem adequada, isso gera confusão, dificuldade de adesão e um preço alto. Quanto mais as fórmulas são fragmentadas, maior o custo de embalagem, de shipping, e outros.

A Puríssima foi pensada e desenvolvida para simplificar a jornada do consumidor, mas também para entregar algo único que é a personalização. O jeito que encontramos de fazer isso foi trazendo para nós a responsabilidade da prescrição.

[EXP] Como funciona, na prática?

Flávio Passos –  A Puríssima nasceu dessa intencionalidade de simplificar o acesso. Desenvolvemos um algoritmo que trata os dados preenchidos em um questionário digital, com mais de 90 perguntas, e os transforma em uma prescrição que será analisada e conferida pela nossa equipe interna de farmacêuticos.

É importante dizer que não é só tecnologia: tem um conhecimento de prescrição muito sofisticado por trás, um conhecimento minucioso sobre cada molécula, como elas combinam, como fazem sinergia entre si, as diferentes arquiteturas de sinergia que você precisa para cada sistema do corpo, para o cérebro, o pulmão. É muito mais avançado do que o que o mercado atual de suplementação faz, vendendo produtos isolados.

Primeiro nós construímos um modelo de prescrição. Depois a tecnologia materializa isso. Foi um processo que demorou um ano e meio para ser construído e está em evolução.”

[EXP] Essa tecnologia é proprietária? De que forma ela vai evoluir?

Flávio Passos – É importante dizer que primeiro nós construímos nosso modelo de prescrição. Depois a tecnologia materializou isso. Lançamos a primeira versão, mais simplificada, para não criar uma barreira de entrada. A próxima pode incluir o upload de resultados de exames, para que nosso sistema leia as informações e traga outras variáveis para serem interpretadas.

É importante dizer que a personalização da suplementação acontece com base em parâmetros, não com base em exames. Diferentemente do que acontece nos medicamentos, que exigem miligramagem exata, na suplementação trabalhamos com intervalos muito bem registrados e comprovados por estudos científicos que garantem uma dosagem efetiva. Isso nos dá tranquilidade e segurança para operar de forma acessível e com boa assertividade.

A inteligência artificial não faz a prescrição, ela apenas confere. Ela realiza a camada de varredura e depois nossa equipe de farmacêuticos qualificados e treinados no nosso modelo prescritivo verificam se é necessário algum ajuste na dose indicada.

[EXP] Depois dessa anamnese inicial, com que periodicidade é recomendada uma nova revisão?

Flávio Passos – A cada três meses. Você responde apenas o que pode variar no período. Se, por exemplo, foi recomendado algum elemento para o sono e ele melhorou, vamos definir sua próxima prioridade, que pode ser queda de cabelo ou lipedema. Pela anamnese já identifiquei tudo o que você precisa, mas se eu entregar tudo de uma só vez saio da simplicidade que estou propondo e fico caro para o cliente, já que cada composto adicional aumenta o valor. Nossa proposta entrega até três soluções para problemas específico por vez.

É importante ressaltar que a base da nossa nutrição, que é a nossa fórmula principal, contém entre 40 e 60 nutrientes ativos. Ela já endereça tudo, porque entrega o suporte para a saúde. Problemas de saúde têm origem em problemas sistêmicos e boa parte disso vem da subnutrição, da falta de componentes. Então tratamos a raiz do problema com a suplementação.

[EXP] Qual é o público-alvo inicial da Puríssima?

Flávio Passos – Nosso principal público são as mulheres (90%), a maior parte delas com idade entre 45 e 65 anos, que sempre foi a base do meu público também. Uma boa parte delas já toma suplementos. Cerca de 85% da população brasileira, das classes A e B, já toma algum tipo de suplemento. Mas minha linguagem não é a da medicina esportiva, do atleta que quer 2% a mais de performance. O produto é para as pessoas normais que querem viver muito bem, que não querem estar doentes, querem superar uma condição, envelhecer com qualidade.

[EXP] Vocês trabalham com três tiers de produtos: o de entrada, o intermediário e o premium. Pode falar um pouco mais sobre eles?

Flávio Passos – Faço uma analogia com o iPhone, da Apple. O iPhone Pro Max é o que chamamos de Premium, mas mesmo as versões básica e intermediária têm a qualidade Apple. O que muda a cada pacote são os componentes utilizados, porque algumas matérias-primas são extremamente sofisticadas e têm um custo alto. Então, com essa solução, eu consigo entregar, desde a entrada, algo realmente muito bom e completo, que vai se sofisticando conforme a pessoa pode investir.

Antes do lançamento, estimamos ter 85% de vendas do produto de entrada, cerca de 10% do intermediário e 5% do premium. E nos surpreendemos, pois 35% das vendas até o momento são do pacote Premium. Isso é muito legal, porque mostra aquilo que eu considero que é a base do branding, a confiança no nosso produto. E eu realmente sou uma pessoa perfeccionista, tenho um cuidado excepcional com tudo que faço.

[EXP] Flávio, você falou sobre acessibilidade, que passa também pelo acesso à informação. O Érico Rocha, estrategista de marketing digital que trouxe a Fórmula de Lançamento para o Brasil, é um dos sócios da Puríssima. Isso dá algum direcionamento para a comunicação que vocês querem priorizar, com foco no digital?

Flávio Passos – Érico é primeiramente um amigo, ele me ensinou a transpor o trabalho que eu fazia de palestras presenciais para o digital. Lançamos meus cursos digitais praticamente junto com a Puravida e isso foi o flywheel da marca. No caso da suplementação, sabemos que quando mais conhecimento, maior o ticket médio e maior a recorrência.

Quando contei o projeto Puríssima para o Érico, ele me disse que tinha o sonho de participar de algo que tivesse o propósito de eliminar o sofrimento das pessoas. Tanto eu como ele, que já atingimos um certo patamar financeiro, encontramos prazer em ser útil para o próximo. Como parte da nossa estratégia na Puríssima é acessar diretamente o público final, isso significa divulgar pela internet. Então me dedico à produção de conteúdo para as redes e vamos usar as estratégias do Érico nesse propósito.

Quando a nutrição é insuficiente, o remédio é pouco eficiente. Quando a nutrição é adequada e completa, o remédio é pouco necessário.”

[EXP] Onde é feita a produção da Puríssima? Qual a capacidade de produção hoje? Qual o investimento feito?

Flávio Passos – A farmácia magistral requer 100% de verticalização. É um requisito da Anvisa. Cada vez que a gente faz uma fórmula, ela passa por nove etapas de conferência computadorizada para garantir que tem exatamente toda a microgramagem que está listada no rótulo em cada cápsula, em cada blend que a gente faz.

Hoje, nosso laboratório está sediado em Juiz de Fora (MG) e consegue atender 800 pessoas por dia, em um turno quase dobrado, o que representa atender 17 mil pessoas por mês. Ainda podemos ampliar a produção para o turno noturno, caso necessário e, depois disso, quando chegarmos perto de uma massa crítica de atendimento, abrimos um novo em outra região do Brasil. Essa é nossa visão de negócio. Investimos R$ 12 milhões para construir esse laboratório do zero.

[EXP] Vocês pretendem atingir também o mercado B2B ou só vão vender para o público final?

Flávio Passos – Temos a intenção de vender para empresas e planos de saúde, que podem subsidiar parte dos custos da Puríssima para o cliente final. Acredito que precisa haver um equilíbrio entre estimular o cliente a utilizar e ele se comprometer com parte do investimento. A suplementação reduz o tempo de doença drasticamente, amplia o desempenho cognitivo, deixa a pessoa mais feliz, com um humor melhor. Tudo isso significa, ainda, economia de custo para a empresa e para o plano de saúde.

Vamos iniciar uma parceria com uma rede hospitalar do Distrito Federal em janeiro de 2026, onde todas as pessoas dos 3 mil leitos vão receber o Puríssima. Vamos medir os marcadores de saúde antes, durante e após a internação para analisar a eficácia da suplementação. Vamos verificar se houve redução no tempo de internação, aceleração da cicatrização, se o fígado consegue processar melhor, por exemplo, os compostos tóxicos de uma quimioterapia e radioterapia, entre outros.

[EXP] Quais são as metas de faturamento, ou de número de pessoas atendidas até o fim do ano?

Flávio Passos – A Puríssima é um negócio que chegou para cumprir nosso propósito que é o resultado de décadas de estudo combinado meu, do meu médico cardiologista e sócio no negócio, Dr. Túlio Sperb, da Fran Castro, nossa diretora farmacêutica, de nossos consultores. Pode ser que isso chegue a ser um negócio gigante, que fature milhões? Pode acontecer. Mas já fiz um grande sucesso [a Puravida]. Meu propósito agora é realmente impactar o máximo possível de pessoas porque o meu tempo aqui é curto.

Eu quero fazer do meu tempo na Terra uma oportunidade de impacto. E quero fazer isso com algo que eu sei que cientificamente faz a diferença. Então, por esse ser o propósito primário, todo o negócio foi desenvolvido em torno de acessibilidade e efetividade. Acessar o máximo possível de pessoas e gerar o máximo possível de transformação positiva.

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