ESG

Sustentabilidade como condição essencial dos negócios

Por Ricardo Natale

A sustentabilidade é um fator essencial nos negócios. A sustentabilidade financeira, claro, é o que garante a permanência da empresa. E já não é possível atuar sem pensar na sustentabilidade ambiental. Olhar para além da empresa, lembrar que fazemos parte de um ecossistema maior, e que devemos fazer um esforço para conciliar crescimento com preservação, desenvolver tecnologias para economizar recursos naturais, evitar desperdício e buscar regenerar o que já destruímos.

Nosso próximo evento, a Confraria de CEOs, nesta terça-feira, dia 29, tem como tema a Sustentabilidade. Estamos trazendo, direto de Paris, o filósofo e escritor Luc Ferry, autor de diversos livros, entre eles um que só recentemente foi traduzido e editado no Brasil: Ecomodernismo – As sete faces da ecologia política, em que ele defende esse sistema como o mais adequado para obter um desenvolvimento econômico e tecnológico sem destruir do planeta. Ele rejeita os cenários catastrofistas e diz que, com a economia circular, inovação e alta tecnologia, é possível ter crescimento econômico sem resíduos.

Para dialogar com essa visão de Luc Ferry e mostrar um exemplo de como fazer essa conciliação entre desenvolvimento e preservação na prática, eu convidei Ana Costa, vice-presidente da Natura &Co América Latina, para falar sobre o ecossistema de sustentabilidade da empresa. Uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, a Natura tem um longo histórico de cuidado com o meio ambiente desde a cadeia de fornecedores de insumos até o desenvolvimento das embalagens.

A Confraria de CEOs ainda marca o soft opening da Experience House, o mais moderno e criativo hub de eventos corporativos do Brasil. Sem exageros, não existe nada igual no mercado. Um espaço que pode acomodar de uma reunião de conselho a um evento para 200 CEOs, sempre com uma cenografia surpreendente e a atenção aos detalhes que já é a marca do Experience Club.

Vem aí

Faltam menos de quatro semanas para a sexta edição do Fórum CEO Brasil, o maior encontro de CEOs do país. São 250 líderes com acompanhantes para quatro dias de uma programação de alto impacto, com palestras que fazem pensar e experiências marcantes, de esportes a jantares e shows musicais.

Neste ano, estou trazendo para o palco empreendedores que criaram negócios muito audaciosos, pensaram fora da caixa e estão colhendo as recompensas. E vem contar suas histórias, estratégias, insights. Um ambiente de relaxamento que traz conexões e geram oportunidades de negócios.

Afinal, o que as pessoas mais querem, neste mundo dominado pela tecnologia, é se encontrar pessoalmente.

Carta do CEO
  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar