Líder Lean

Opinião: "A ética que tanto precisamos"

Por Ricardo Natale CEO do Experience Club.

O difícil período de crise que atravessamos os últimos quatro anos pôs à prova a capacidade do Brasil em superar tropeços econômicos com mais velocidade, como já aconteceu no passado. É fato que já passamos por fortes recessões antes, mas nunca problemas institucionais históricos haviam impactado de tal maneira nosso ambiente de negócios, prejudicando empresas, investimentos e o emprego de milhões de pessoas.

Entre todos os problemas estruturais, desta vez foi a corrupção quem expôs a urgência do Brasil em repensar seus valores, buscando mais eficiência, transparência e igualdade de oportunidades. Um processo que vai muito além do papel do Estado e envolve cidadania, mercado, universidade e toda sorte de instituições públicas e privadas.

Se a corrupção expôs o pior do Brasil, também expressou nossa capacidade de reação. Em quatro anos, a Polícia Federal já estimou em R$ 123 bilhões as perdas do país com a corrupção em diversas frentes de investigação. Nesse período, a Lava Jato conseguiu reaver R$ 11,5 bilhões entre ativos recuperados e acordos de leniência. É uma batalha difícil, mas avançamos: nunca o Judiciário brasileiro investigou tanto e tão a fundo os desvios de dinheiro público como hoje.

Tem muito trabalho pela frente a ser feito. A federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) estima em mais de 2% o espaço tomado pela corrupção no PIB brasileiro e nós continuamos ocupando a 79ª posição no ranking global da Transparência Internacional, que reúne 176 países.

Quem conhece o Experience Club sabe que não costumamos entrar no campo da política, mas sentimos que era o momento de falar mais a fundo sobre a ética, um tema de grande importância e sempre presente que sentimos na convivência com nossos associados. É por isso que estamos felizes em receber o Procurador da República, Deltan Dallagnol, como um dos principais palestrantes do CFO Week, que realizaremos nos dias 17 e 18 de maio no Sofitel Jequitimar Guarujá (SP). Um dos maiores juristas brasileiros e figura central nas investigações da Lava Jato, o Dr. Dallagnol falará com a “sociedade civil”, como ele costuma dizer, sobre “A Ética no Brasil”.

Ponto de encontro de CFOs e diretores financeiros de algumas das mais importantes empresas brasileiros, o evento do Experience Club não deixará de colocar, obviamente, o compliance no topo da agenda de debates. Após uma sucessão de escândalos que abalaram grandes grupos, não só nacionais, mas também estrangeiros, é vibrante ver a movimentação do meio empresarial em busca de melhores práticas de negócios.

Para ilustrar esse movimento, um dado animador: o Pacto Global, iniciativa em defesa dos 10 princípios de desenvolvimento sustentado da ONU, cresce a cada dia. Um dos princípios mais importante do pacto é justamente o combate à corrupção, que fechou o ano passado com a marca de 751 empresas signatárias no Brasil. O perfil vai desde corporações imensas – a Siemens coordena o painel técnico no país – até pequenos empreendedores, que aprendem a ver como práticas anticorrupção ajudam no dia a dia a tornar o seu negócio mais eficiente.

Ao receber o jurista Deltan Dallagnol no CFO Week, queremos levar esse esforço positivo de compliance das empresas para o centro do debate sobre a ética que tanto precisamos hoje no Brasil.

 

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar

Deixe um comentário