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De olho na Copa, com foco nos negócios

Ricardo Natale

A Copa do Mundo começou e com ela já se sente uma vibração diferente no ar. Este ano a animação com o Mundial parece que demorou um pouco, mas desde a semana passada os jogos no Catar já são o assunto de todas as rodas.

Aquela falsa dicotomia entre a alegria do futebol e a seriedade dos negócios já é coisa do passado e está bem estabelecido no mercado que os grandes eventos, sejam esportivos ou culturais, também são grandes propulsores de negócios. Afinal, o futebol não é apenas a diversão de milhões de brasileiros. Ele também funciona como um embaixador do Brasil lá fora, é parte importante do nosso soft power e pode ajudar a abrir portas.

Os bons números da economia – inflação desacelerando, desemprego diminuindo, turismo em alta depois da pandemia – também ajudam a movimentar os negócios. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estimam que o torneio vai movimentar R$ 20,3 bilhões na economia brasileira apenas em comércio e serviços. Claro que algumas áreas são mais beneficiadas, como turismo e bares e restaurantes. Mas o maior movimento nesses setores também impacta outros.

É verdade que o país praticamente para nos dias dos jogos do Brasil. Uma pesquisa da plataforma de empregos Catho mostra que 73% das empresas ouvidas (quase 700) vão liberar a equipe para assistir às partidas. E 64% vão transmitir as partidas nos escritórios, embora 47% tenham dito que vão manter as atividades, mesmo com um olho nos jogos. Ou seja, já estão preparadas para conciliar a paixão do brasileiro pela bola com a necessidade de manter a lojinha aberta.

Na verdade, os jogos da Copa proporcionam uma oportunidade perfeita, depois de dois anos de pandemia, para motivar e integrar as equipes. De sorteios e bolões de apostas a reuniões para ver as partidas juntos, é possível usar o tema para reunir o time de maneira mais lúdica. Uma necessidade, neste momento em que uma das grandes preocupações do mercado é a saúde mental das pessoas.

Dentro de campo, fomos felizes na estreia, na semana passada. Hoje, teremos o segundo jogo e, na sexta, o terceiro. Que tal aproveitar esse clima de festa para engajar a equipe, criar um ambiente positivo e começar o ano aproveitando os indicadores mais positivos da economia para potencializar os negócios?

Ou seja, de olho do placar dos jogos, mas sem perder o foco no negócio.

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