Como o VTEX Day se tornou referência em megaeventos

Vinte e cinco mil participantes, mais de 220 expositores, 12 palcos de conteúdo, 350 palestrantes e 160 apresentações ao longo de dois dias. O VTEX Day 2025 consolidou-se como um dos principais encontros sobre digital commerce, mas a estratégia para esse crescimento foi aprimorada a cada edição. “O primeiro VTEX Day, realizado há 16 anos, ocupou uma sala com apenas 20 pessoas”, lembrou Isabella Barreto, Demand Generation Director da VTEX Brasil, durante o CMO Experience, evento que reuniu cerca de 90 líderes de marketing em 28 de agosto, na Experience House, em São Paulo.
A executiva destacou que a grande virada de chave aconteceu em 2019, quando o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama foi a principal atração do evento. “Essa foi uma decisão estratégica que reforçou a força da marca VTEX para todo o ecossistema”, disse. Desde então, o palco do evento já recebeu nomes como o campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, o empresário Richard Branson, fundador do Virgin Group, e Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden. Em 2025, a atriz e produtora Viola Davis emocionou a plateia na maior edição já realizada. [Leia a matéria sobre a palestra de Viola aqui]
Isabella compartilhou curiosidades dos bastidores das edições anteriores, como os desafios de segurança da vinda de Obama. Um dia antes do evento, sua equipe exigiu o fechamento de uma parede de 100 metros no pavilhão onde ele daria a palestra, além da instalação de catracas de segurança semelhantes às de aeroportos. Eles também proibiram a entrada de mochilas, o que resultou em mais de três horas de filas para entrar no evento. Já na participação de Malala Yousafzai, a organização anunciou, em pleno palco, doações ao instituto fundado por ela.
Sempre tentamos trazer algo bold, que faz parte da cultura da VTEX, de tentar fazer diferente.”
Além da presença de grandes nomes internacionais, a consolidação do VTEX Day também se explica por alguns diferenciais. Um deles é a participação dos colaboradores da VTEX, que todos os anos atuam em diferentes funções, do credenciamento à recepção do público. A partir da próxima edição, colaboradores das empresas parceiras também poderão participar como voluntários. “É uma forma de reconhecer profissionais que talvez não fossem convidados a assistir ao evento, mas que podem viver essa experiência trabalhando conosco.”
Outra decisão importante foi a de trazer o VTEX Day para o núcleo de marketing da empresa. Antes, o evento pertencia a uma unidade de negócios separada, apartada da estratégia de geração de oportunidades. “Com essa mudança, conseguimos apoiar parceiros em suas conexões de negócio. Os partner managers atuam lado a lado durante o evento, apresentando prospects e gerando conexões de negócio.”
Na área de conteúdo, a VTEX estuda mudanças para a próxima edição. A ideia é transformar as palestras em ativos da plataforma. Alguns palcos poderão se tornar exclusivos dos visitantes que estiverem presencialmente no evento, sem uso de celulares, enquanto outros serão gravados e disponibilizados para membros. Parte das apresentações ficará acessível também a não membros, ampliando seu alcance. “Entendemos que o conteúdo precisa reverberar e continuar gerando valor depois que o VTEX Day termina”, disse Isabella.
O uso de dados também passou a orientar a curadoria. A organização coleta sugestões de palestrantes diretamente com o público, o que trouxe nomes fora do radar, mas repetidamente indicados. “Vamos trazer pessoas out of the box para a próxima edição, com base nessas indicações”, afirmou.
Apesar do sucesso da edição de 2025, Isabella relatou a surpresa quando o cofundador e co-CEO da VTEX, Mariano Gomide de Faria, defendeu que, para a próxima edição, seria necessário “jogar tudo fora e começar de novo”. Dessa provocação nasceu o conceito da “Cidade VTEX Day”.
O projeto prevê transformar o espaço do evento em uma metrópole. Haverá uma área inspirada na Times Square, com varejo e mídia, ativações de marcas e gravação de podcasts. A proposta é ampliar a imersão e criar novas oportunidades para clientes e parceiros apresentarem soluções de forma prática. “O diferencial do VTEX Day é a energia de todos que trabalham no evento”, finalizou.
-
Aumentar
-
Diminuir
-
Compartilhar