Mercado

Aplicações com IA, novo mercado de energia, times de alta performance: nossos temas em 2024

Ricardo Natale

Uma das tarefas mais difíceis no meu trabalho no Experience Club é também a que me dá mais prazer: a definição dos temas que vamos tratar ao longo do ano nos nossos eventos. A missão da nossa empresa vai muito além do networking de alto nível e das produções sofisticadas, o que move o nosso business é a difusão de conhecimento de ponta.

Um processo de curadoria que envolve horas e horas de leitura de livros e reportagens de todo o mundo, vídeos e conversas com empreendedores e executivos, ouvindo e aprendendo sobre o que está sendo feito de mais inovador, em várias áreas. O nosso calendário de 2024 reflete esse esforço e vou contar alguns dos temas que iremos abordar ao longo do ano:

A IA nas empresas. A Inteligência Artificial já chegou ao dia a dia das empresas. Como preparar as equipes para lidar com ela? Na era da IA, quais são os skills humanos necessários?

A busca de talentos com o olhar da diversidade. O mercado já compreendeu que equipes mais diversas, mais representativas de toda a sociedade, resultam em produtos e serviços mais inovadores e mais adequados, além de reduzir os riscos de reputação. Como encontrar, formar e acolher esses talentos?

Time de alta performance. Um mergulho 360 graus, abordando desde saúde mental a neurociência e tecnologias que apoiam a liderança para atuar em alta performance.

Descentralização do mercado financeiro. Mudanças no mercado como open finance, novas tecnologias de transações digitais aprovadas pelo Banco Central e o próprio crescimento do mercado, com a entrada de novos players digitais, estão alterando profundamente o sistema bancário brasileiro. Muitas empresas já estão deixando de fazer negócio com os grandes bancos.

Varejo. As tendências do varejo, mudanças no mercado consumidor, Inteligência Artificial reforçando a importância do relacionamento humano, novas possibilidades de monetização no retail media. Muita coisa nova no varejo.

Eficiência energética. As mudanças no mercado livre de energia, com a abertura desse mercado para todos os consumidores do Grupo A (indústrias, shoppings, supermercados), que poderão escolher não apenas o seu fornecedor de energia, mas também de que fonte, trazem economia e abrem espaço para melhor enquadramento da empresa em práticas ambientais mais sustentáveis. Uma revolução em um mercado que sempre foi fechado.

Marketing. A transição definitiva do marketing para os negócios. Como fazer?

Além do agro. Como tornar a nossa economia menos dependente do agro primário? Como diversificar e fomentar o desenvolvimento de outros setores de indústria e serviços, com mais tecnologia?

Saúde em crise. Com a crise no sistema como um todo, as empresas terão que se envolver e assumir mais responsabilidades nessa cadeia. Como o sistema pode ser salvo de uma crise mais profunda?

China. Um mergulho no que o gigante asiático está fazendo. As inovações que nascem na China e estão moldando o mercado em todo o mundo.

Reputação. O crescimento das mídias sociais permitiu que muitas empresas se comunicassem diretamente com o público, sem depender da intermediação da mídia tradicional. Por outro lado, muitos acabaram ficando nas mãos de influenciadores. Quais os riscos?

Esses são apenas alguns dos temas que trataremos ao longo deste ano.

Bem-vindo ao Experience Club, a sua plataforma de lifelong learning.

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar