Astronauta de 18 anos ensina como planejar a longo prazo

Astronauta de 18 anos ensina como planejar a longo prazo

Alyssa Carson é uma das apostas da NASA para fazer parte da expedição a Marte em 2033

Publicado em 27 de setembro de 2019

Aos 18 anos, ela é a astronauta mais jovem do mundo em treinamento e já tem três palestras TEDx com seu cinturão da NASA. Aos 16, Alyssa Carson se tornou a pessoa mais jovem a se formar na Advanced Space Academy e a primeira a completar todos os sete campos espaciais da NASA. Na ocasião, recebeu a certificação em astronáutica aplicada, o que permite oficialmente que ela faça um voo de pesquisa no espaço. 

Obstinada pela ideia de ser tornar astronauta desde os três anos de idade, quando assistiu ao episódio  “Uma Missão à Marte” do desenho The Backyardigans, Alyssa é um exemplo de persistência e resiliência. Graças ao foco muito claro de onde quer chegar, ela se tornou a primeira candidata da NASA para ser a líder da viagem a Marte prevista para 2033. O que pode parecer distante para alguns, para ela é algo que está muito próximo de acontecer. De fato, se pensarmos nos desafios técnicos, de inovação e preparação, 14 anos parece logo ali.

Não por acaso, seu ritmo de treinamento é impressionante. Alyssa já passou por 19 acampamentos espaciais, incluindo lugares como a Turquia e Canadá, e se tornou a única pessoa a concluir o programa NASA Passport, tendo visitado todos os 14 locais em nove estados.

Em uma conversa com Tallis Gomes, CEO da Singu (à esq.), e o CEO do Experience Club, Ricardo Natale, durante o Innovation Lab, realizado em São Paulo, no dia 26 de setembro, ela falou sobre a persistência e a visão de longo prazo para atingir seu objetivo.  

“Quando você se vê diante de algo tão intimidador, é preciso olhar para trás e lembrar da razão que te fez começar aquilo. Tem que olhar para a big picture e não perder de vista que conseguirá chegar onde quer. Só que, para isso, terá de trabalhar arduamente todos os dias, por mais distante que pareça o seu objetivo”. [autor]Alyssa Carson, astronauta da NASA[/autor]

Atualmente, ela está no primeiro ano do curso de astrobiologia. Antes mesmo de sua participação no evento da manhã de ontem, ela dedicou um tempo para fazer sua lição de casa. 

A escolha do curso são foi aleatória. Parte de sua missão a Marte, que deverá durar de dois a três anos, prevê a colonização do planeta vermelho, o que significa cultivar alimentos, realizar experimentos científicos e buscar sinais de vida. Além disso, Alyssa sabe que é preciso se destacar dos demais candidatos à missão. Embora já tenha passado por um filtro de 18 mil candidatos, ela ainda tem pela frente a competição com 12 pessoas. “É sobre se tornar único e ser a pessoa perfeita para a vaga”. 

Texto: Luana Dalmolin

Imagem: Marcos Mesquita | Experience Club