Mercado

Com a liderança de Amanda Graciano, CEO NOW quer se tornar uma formação mais dinâmica e atual para o C-Level

Amanda Graciano CEO do CEO NOW Foto Marcos Mesquita

Denize Bacoccina

Uma das principais referências no mercado de inovação em negócios no Brasil, Amanda Graciano, economista e pós-graduada em Inovação e Gestão, é a nova líder do CEO NOW, unidade de negócios de educação para a alta liderança do Experience Club. Com uma trajetória em aceleradoras de startups e ecossistemas de inovação, Amanda tem a missão de tornar o programa de imersão para C-Level uma nova unidade de negócios do Experience Club. A demanda, para ela, é muito grande, porque mesmo líderes que já chegaram ao topo da carreira precisam dessa troca com outros líderes e de uma constante atualização. “Para quem está na alta liderança, o reskilling e o upskilling é predicado”, diz Amanda, que comandou na semana passada uma edição do CEO NOW com o tema Liderança com AI, e já está planejando as próximas edições avançando com o tema da inteligência artificial e outros assuntos como ESG, liderança e gestão.

O CEO NOW é um programa de imersão voltado para quem está ou pretende estar na cadeira de C-Level. Existe uma troca intensa entre mentores C-Level com “estudantes C-Level”, que também contribuem com suas experiências. É esta troca, diz Amanda, o maior diferencial de um programa deste tipo. “O CEO NOW não é só para quem está já na cadeira de CEO. É para quem já está em cadeiras de C-level ou almeja como carreira alcançar essas posições”, afirma.

LinkedIn Top Voice e Conselheira do Pacto Global da ONU, Amanda começou sua trajetória profissional em Minas Gerais, onde se formou e trabalhou na Biominas. Em São Paulo desde 2015, trabalhou em empresas como Liga Ventures, IDEXO by TOTVS e Cubo Itaú, onde era head da área de startups e criou projetos como Mulheres ao Cubo e Afrocubo, um movimento de pessoas empreendedoras negras. Desde 2002, estava na Fisher Venture Builder, onde foi montar a área de consultoria, com a premissa de que o playbook para criar um negócio novo pode ser replicado para uma grande corporação que planeja criar uma nova unidade ou um grande projeto.

[EXP] – Amanda, como vai ser o CEO NOW como esta nova unidade de negócios?

Amanda Graciano – Para quem está na alta liderança, o reskilling e o upskilling é predicado. Então, nada melhor do que a gente também ter dentro do Experience Club uma operação que olhe para isso. Vamos falar dos temas que são as maiores dores das pessoas que estão nas principais cadeiras dos negócios, no país e fora do país. Também quero, conforme a gente crescer mais, começar a fazer coisas junto com o Experience Club US, ter essa troca. O Experience Club Nordeste já é parte do nosso dia a dia.

Queremos que o CEO Now seja a referência das pessoas que querem se preparar também para estar em cadeiras de alta liderança. O CEO NOW não é só para quem está já na cadeira de CEO. É para quem já está em cadeiras de C-level ou almeja como carreira alcançar essas posições.

Como você avalia o mercado para esse tipo de produto?

O mercado nunca esteve tão quente para formações que vão além da formação tradicional. do mercado. Quando eu olho para dentro do Experience Club, vejo uma densidade de talento entre os membros que é difícil encontrar em outros lugares. Garantir que esses membros sejam mentoras e mentores um dos outros e que eles aprendam nesse processo vai ser um dos nossos objetivos dentro do CEO NOW. E o reskilling e upskilling são as palavras do momento para quem está nessas posições.

E essa transformação dos negócios tão acelerada, a criação de novos businesses inteiros, aumenta a necessidade, mesmo para quem já está muito qualificado, já está num cargo muito importante, de se requalificar o tempo todo.

De se requalificar o tempo todo e de ter essa troca com quem está se requalificando. O que eu percebo muito no CEO NOW, e a gente teve essa experiência recente agora neste sobre liderança com o AI, é que não tem resposta certa quando a gente está falando das grandes transformações do mercado. Uma vez que você não tem resposta certa, você conseguir ter a maior densidade de informações, mesmo que diferentes, ajuda na hora de pensar nas tomadas de decisão, desenvolver minha caixinha de ferramentas onde eu vou começar a pesquisar e pedir ajuda. Não tem como passar por essas transformações sozinha em nenhum nível da hierarquia, muito menos quando a pessoa está sentada em cadeiras que tomam decisões que mudam o negócio como um todo.

Nesse sentido, também se forma uma comunidade, onde quem está na posição de aluno pode ter muito conhecimento de outras áreas e existe uma troca, não é?

Sim, o principal objetivo é que seja um grande ambiente de troca. As turmas têm um limite, são programas de educação continuada, é um olhar pensado para ter a liberdade de trocas profundas sobre esse desafio de estar na gestão desses grandes negócios. Não é só uma aula, é uma mentoria, de fato. As pessoas passam dias juntas, trocando.

A gente fala sobre as dores desses negócios. Tem um olhar também para o que é dor e necessidade dos membros, de quem é CEO e alta liderança no nosso país hoje.

Qual que é a diferença deste para outros programas de imersão que existem no mercado?

Uma delas é a experiência. Que é a grande diferença do Experience Club como um todo. Outra é a forma como os conteúdos são pensados e ministrados. Cada tema se conecta com o outro. O terceiro é o foco em resultado tangível. Mais do que falar sobre buzzwords e temas que podem ser sexys para o mercado, a gente traz na prática quem realmente está na arena fazendo essas coisas acontecerem e tem conseguido resultados. O foco também é trazer seus números, as suas boas práticas. O que a gente quer é que as pessoas saiam dali tendo trocas e bons cases para se basearem.

E o quarto, o networking valioso. Esse olhar para a formação das turmas, que tipo de mentora e mentor vai agregar para aquela turma que a gente está pensando formar. Isso é muito único. Eu diria até que cada turma é única. É quase impossível a gente conseguir repetir aquele grupo de pessoas específicas, que o conteúdo seja o mesmo. São experiências pensadas para serem muito únicas.

Para onde esse projeto pode evoluir, além das imersões?

A grande ambição do CEON NOW como unidade de negócio é ser a maior referência em reskilling e upskilling do mercado para a alta liderança. A nossa expectativa é que, mesmo para quem já está na posição de CEO ou de C-Level, passar pelo CEO NOW faça parte dessa jornada.

Você também vai ter uma coluna na EXP. Que temas você pretende abordar?

Como o CEO NOW pretende apoiar a alta liderança na sua jornada, vou trazer temas que têm ligação com isso. O olhar para a formação, para o upskilling da alta liderança e alguns pequenos spoilers de temas e assuntos que vamos tratar nas nossas imersões e outros produtos que teremos dentro do CEO. Gestão, liderança, ESG, compliance, governança, inteligência artificial, todos esses assuntos que são quentes e estão na mesa do CEO e dos C-Level também estarão na coluna.

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar