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Livo Eyewear aposta em design "low cost"

Óculos de design moderno e autoral, lentes de alta qualidade e fabricados com a mesma matéria-prima utilizada por grifes, como Gucci, Chanel e Prada, mas com um grande diferencial: o preço. Essa foi a estratégia de negócio da Livo Eyewear, marca de acessórios criada em 2011, em São Paulo, e que tem feito sucesso no mercado, ao oferecer óculos de grau e de sol de qualidade, feitos à mão, e com um valor acessível aos consumidores.

Ao adotar a venda direta e deixar de lado o modelo de distribuição tradicional com vários intermediários – encarecendo assim o produto final – a empresa conseguiu oferecer óculos de qualidade com preços que variam entre R$ 300 e R$ 500. “Identificamos um gap de preço onde não era possível encontrar itens com design e qualidade superior”, afirma Caco Bartsch, CEO da Livo e um dos quatro sócios da empresa, que cita entre os diferenciais a importação do acetato italiano Mazzucchelli, mesma matéria-prima utilizada nos óculos das grandes grifes.

A aceitação do público foi rápida e, hoje, a Livo tem planos ambiciosos de expansão.

Os primeiros passos foram com vendas online, mas atualmente a empresa já tem seis pontos físicos, sendo 4 na capital paulista e 2 no Rio de Janeiro, além da distribuição para 80 multimarcas de moda feminina pelo Brasil. Recentemente, a companhia firmou parceria com a GrandVision by Fototica que levará seus produtos para mais de 100 pontos de venda em todo o país. Os óculos também já são exportados para a Argentina e há negociações para entrar nos mercados dos EUA e Portugal.

Com fornecimento realizado por duas fábricas – uma no Centro-Oeste e outra no Sudeste – a Livo mantém conversas com fornecedores de fora do Brasil para garantir a expansão dos negócios no médio e longo prazos. Enquanto isso, o foco tem sido o mercado brasileiro e, até o final do ano, a empresa pretende aumentar de 3 para 15 o número de franquias entre lojas e quiosques, com meta de atingir 100 unidades em cinco anos. Nas vendas online, a projeção de crescimento nas vendas é de 30% até dezembro. “Já no canal multimarcas, nossa meta é dobrar as vendas até o final deste ano”, completa o CEO da Livo.

Multifocal

Quem: Livo Eyewear

O que: Óculos solar e de grau com design moderno fabricados com matéria-prima de acetato italiano Mazzucchetti.

Quanto: de R$ 300 a R$ 500

Onde: 6 lojas físicas (4 em SP e 2 no Rio), loja online e 80 multimarcas pelo país.

Meta: Aumentar as vendas online em 30%, dobrar a comercialização dos óculos em lojas multimarcas e expandir exportações para EUA e Portugal.

Faturamento: Não informado

Texto: Fábio Vieira

Imagens: Divulgação

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