Ele já foi atendente do McDonald’s. Agora, é quem decide se o McFish volta ou não ao cardápio
Dá para dizer que Rogério Barreira transformou sua carreira em uma história digna de uma produção de Hollywood. Responsável por comandar a divisão brasileira da Arcos Dorados, o executivo começou sua carreira em meados dos anos 1980. Sua função? Atendente em uma das unidades da rede do McDonald’s.
Durante a última edição da Confraria de CEOs, evento exclusivo do Experience Club e que reúne os maiores executivos do Brasil em jantares servidos na Experience House, Barreira contou os detalhes de como o atendente de lanchonete se tornou o líder da operação da master franqueada da rede no Brasil.
“Quando entrei no McDonald’s me dei conta de que era algo muito maior do que apenas fazer o atendimento de uma lanchonete”, disse Barreira, durante a Confraria de CEOs. “Eu subi posições até chegar à vice-presidência de operações.” Em 2022, Barreira assumiu a principal cadeira da Arcos Dorados no Brasil.
Alguns números ajudam a mostrar o tamanho do desafio. Atualmente a Arcos Dorados possui mais de 100 mil colaboradores nos 20 países em que atua na América Latina e no Caribe. O número de restaurantes da rede dona do Big Mac administrados pela Arcos Dorados já ultrapassou 2,4 mil.
No Brasil, a companhia administra pouco mais de 1,1 mil estabelecimentos, que empregam cerca de 38 mil pessoas. O faturamento da Arcos Dorados no Brasil somou US$ 439,2 milhões no terceiro trimestre deste ano. A cifra representa quase 40% do faturamento total da rede em todos os seus mercados.
No que diz respeito ao McDonald’s, a rede de fast food possui mais de 40 mil unidades ao redor do mundo. Mais de 2 milhões de pessoas trabalham em restaurantes da rede espalhados em mais de 100 países. Isso faz com que o McDonald’s seja um dos maiores empregadores do planeta.
Para subir tantas posições, o Barreira conta que precisou desenvolver uma série de habilidades ao longo de sua carreira. Em especial, aquelas ligadas à gestão e o desenvolvimento de pessoas. Barreira também diz que foi necessário desenvolver resiliência para aceitar diferentes desafios.
Um desses desafios envolveu comandar a operação da Arcos Dorados no exterior. Na época ocupando o cargo de vice-presidente de operações da empresa, ele foi destacado para comandar o negócio nos mercados de México, Panamá e Costa Rica. “Eu tive que aprender a negociar, principalmente com a minha esposa.”
Depois de quatro anos no exterior, Barreira voltou ao Brasil e, pouco tempo depois, assumiu a cadeira que então estava sendo ocupada por Paulo Camargo no comando da operação brasileira da Arcos Dorados. “Hoje a operação brasileira está entre as 10 maiores do mundo”, disse o executivo
Ainda que os números da Arcos Dorados já sejam superlativos, Barreira disse que a companhia ainda possui espaço para crescimento no Brasil. Ele cita como exemplo desse crescimento, algumas campanhas de marketing que alavancaram as vendas de alguns sanduíches do McDonald’s nos últimos anos.
Uma dessas campanhas foi a do McFish, o extinto sanduíche com filé de peixe que a rede de lanchonetes possuía no Brasil. “Fizemos uma campanha que em menos de uma semana vendemos todo o estoque que planejamos e até o Procon quis entender o que havia acontecido”, disse Barreira. “Foi um sucesso absoluto.”
Para trazer o lanche de volta ao cardápio, o McDonald’s precisou montar uma operação em que importava o filé de peixe diretamente do Alasca, nos Estados Unidos. “Essa estratégia funciona quando é por tempo limitado”, diz. Sobre uma volta definitiva, Barreira desconversa: “Isso eu não posso falar.”
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