Nubank entra na guerra das maquininhas
O já disputadíssimo mercado das maquininhas de pagamento acaba de ganhar mais um concorrente de peso. Na semana passada o Nubank anunciou sua iniciativa neste segmento. Com o NuTap, o banco entra no mercado das maquininhas, mas sem uma maquininha. O NuTap fará os pagamentos por aproximação entre o celular do vendedor e o do consumidor.
Ao Neofeed, Fabricio Winter, sócio da consultoria Boanerges & Cia, ressalta que o Nubank escolheu a opção tecnicamente mais barata, evitando os custos de gestão e manutenção das maquininhas. Além disso, a companhia conta com a escala de quem tem 1,6 milhão de microempreendedores na sua base de clientes. Mas o consultor ressalta que o NuTap não chega a ser uma revolução. “Não há nada de matador e fenomenal nessa solução”, diz Winter.
Um fator que pode limitar o alcance da iniciativa é a exigência do recurso NFC, que não está em todos os smartphones do mercado. Além disso, a plataforma não funciona em aparelhos da Apple, o que a princípio exclui um público de nicho, mas com maior poder aquisitivo e alto grau de adesão a novas tecnologias.
Apesar dessas limitações, o consultor reconhece a importância do NuTap para os planos de longo prazo do Nubank. “O valor desse lançamento não está na adquirência, mas sim no que o Nubank pode fazer em termos de oferta de crédito e de outros serviços financeiros, visto que eles vão conhecer melhor o comportamento e ter a previsão de vendas desses clientes”, afirma.
Bornlogic recebe aporte de R$ 52 milhões
Especializada em otimização de campanhas de marketing, a startup Bornlogic anunciou um aporte de R$ 52 milhões, liderado pela Astella Investimentos.
A empresa tem uma plataforma que ajuda vendedores de grandes lojas a criar vídeos de venda dos produtos. O sistema tem um sistema que distribui a receita da campanha entre o varejista e o colaborador. Há ainda um mecanismo de governança, para garantir que os vídeos não gerem prejuízo para a imagem da empresa.
A Bornlogic oferece também um aplicativo que ajuda os vendedores a ter ideias para seus vídeos, com dicas vindas da matriz da empresa ou geradas pelo próprio sistema de machine learning da startup. Entre as companhias clientes da Bornlogic estão nomes como Carrefour, Magazine Luiza, Renner e C&A.
Você só vê na [EXP]
Pense grande
O livro The Magic of Thinking Big fala sobre como a mudança de mentalidade pode ser o segredo do sucesso para vender mais, gerenciar melhor e liderar sem medo
Óculos da Apple estão chegando
Apesar do grande barulho que a Meta tem feito sobre Realidade Virtual, muitos analistas consideram que a Big Tech com maior possibilidade de emplacar produtos voltados para o metaverso é a Apple. A empresa da maçã já tem tradição de gadgets sofisticados, ótima integração entre hardware e software e uma grande comunidade de desenvolvedores prontos para criar apps para uma nova plataforma de RV.
De acordo com a Bloomberg, os planos da Apple para óculos de RV estão acelerados. Segundo a agência, executivos da Apple apresentaram na semana passada um protótipo dos óculos ao conselho de administração da empresa.
Fontes da Apple também disseram à Bloomberg que a empresa está acelerando a inclusão de recursos de RV no iOS, sistema usado no iPhone e possivelmente também nos novos óculos.
Segundo a reportagem, os óculos combinam elementos de RV e Realidade Aumentada (RA). A agência afirma ainda que a Apple pretende apresentar os óculos ainda este ano, com um lançamento ao consumidor estimado para 2023.
O mercado de óculos de RV e RA cresceu 92% em 2021, chegando a mais de 11 milhões de unidades vendidas, segundo dados da IDC. Atualmente, os óculos Quest 2 da Meta, voltados para games, dominam o mercado, com aproximadamente 78% das vendas em 2021.
Vídeos exclusivos da [EXP]
Quociente de adaptabilidade: como você lida com mudanças?
A aceleração imposta a diferentes indústrias por tecnologias digitais tem gerado reflexos sobre o ambiente interno das empresas. Nesta entrevista, Amin Toufani, CEO do estúdio de inovação T Labs e fundador da Adaptability.org, fala sobre como se preparar para reagir rápido à volatilidade do mercado
Fique ligado
Pressionada pela China – Dona da 99, Didi deixa a bolsa de Nova York
Publicou carta – Y Combinator alerta startups para tempos difíceis
Design arrojado – Novo campus do Google tem painéis solares em forma de escamas de dragão
Monitora frotas – Logitech Infleet capta R$ 2,6 milhões com Bossanova
Gostou da nossa news?
Espalhe! É fácil de assinar e seus colegas e amigos podem acompanhar também.
É só clicar aqui e deixar seu e-mail.
Veja mais: Temos um canal de vídeo e newsletters com conteúdos exclusivos para assinantes.
Assine aqui.
Como estamos trabalhando? É sempre bom saber o que nossos leitores estão achando. Adoraríamos escutar suas impressões, críticas e sugestões à nossa newsletter e aos nossos produtos. Basta nos enviar um e-mail: exp@expnew.net.
Curadoria e edição:
Editor-chefe: Dubes Sônego
- Aumentar
- Diminuir
- Compartilhar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.