Eventos

Onze pilares para ser um líder no futuro

Alfredo Soares

Os modelos de liderança mudaram. Ser líder de uma grande empresa não é só ter experiência, mas saber como atuar para construir o futuro. Não à toa, vemos lideranças cada vez mais jovens à frente de empresas de sucesso. 

Durante o Fórum de Inovação e Alta Performance, realizado nesta terça-feira, 24/11, o Vice-presidente Institucional da VTEX, Alfredo Soares falou sobre os skills da nova liderança e garantiu: “A palavra que faz parte de ser um líder hoje é reciprocidade”.

O evento, comandado pelo CEO Ricardo Natale, contou com os patrocinadores Master: Alelo, IBM, Softtek e Vivo Empresas. 

Conheça os Onze pilares para ser um líder no futuro

  1. Autenticidade

É preciso praticar o que você fala, ser fiel àquilo que você acredita. Ações falam mais do que palavras.

  1. Acessibilidade

Ser acessível pode ser muito mais importante do que ser inteligente. Um bom líder precisa ser uma pessoa comum e corrente. É preciso estar ao lado de quem lideramos.

  1. Escuta Ativa

A genialidade do líder está na maneira de se comunicar, de engajar as equipes. Mas comunicar é, antes de tudo, ouvir.

  1. Vulnerabilidade para gerar empatia

Liderar é conseguir ser autêntico, sem se preocupar com julgamento. É preciso estar próximo das pessoas.

  1. Criar Impacto

Ser líder é saber impactar as pessoas de maneira positiva e fazer os colaboradores se sentirem parte do que a empresa está construindo.

  1. Criatividade

O líder deve ajudar os colaboradores e desenvolverem esta skill, além de se preocupar em ser criativo em sua maneira de conduzir os negócios. “Grandes transformações e acontecimentos não estão em playbook, é preciso ousar”.

  1. Numerologia

A cultura data driven deve estar presente em tudo que o líder faz. Ele precisa saber analisar esses dados e usá-los para tomar decisões.

  1. Transparência

O novo líder precisa ter uma relação de fidelidade e transparência com seu propósito. 

  1. Protagonismo

O líder de hoje precisa promover o protagonismo, não centralizá-lo. Ele precisa treinar todos para serem líderes também.

  1. Colaboração

O novo líder precisa construir o futuro através do presente colaborativo. Os resultados são consequência do impacto que a empresa gera, por isso é preciso contar com todos.

  1. Comprometimento

O líder não faz o que ele quer fazer, faz o que precisa ser feito. “O líder de hoje tem o comprometimento, a missão de encontrar as melhores pessoas, mantê-las alinhadas e fazer com que elas tomem as melhores decisões”.

Texto: Juliana Destro


Imagens: Reprodução | Experience Club

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar

Deixe um comentário