Tecnologia

5 dicas para se tornar um parceiro estratégico de TI em grandes empresas

João Moressi Jr., CEO e fundador da Opah IT

Monica Miglio Pedrosa

Já se foi o tempo em que, para acessar o mercado de médias e grandes empresas, era necessário apresentar um cartão de visitas de um grande player de desenvolvimento de sistemas. A aceleração da transformação digital nos últimos 15 anos, somada à necessidade de mais agilidade, inovação e flexibilidade nas entregas, abriu espaço para o surgimento de empresas de desenvolvimento de menor porte no mercado. Mas nem todas conseguem se destacar, já que é preciso entregar muito mais do que excelência técnica nas grandes corporações.

Para entender os diferenciais que levam essas empresas a ter um portfólio bem-sucedido de projetos em grandes organizações, conversamos com João Moressi Jr., CEO e Fundador da Opah IT, consultoria com 13 anos de mercado e mais de 600 profissionais, que já entregou projetos para clientes como Grupo CVC, Banco Carrefour, Banco Original, Grupo Casas Bahia, RD Saúde, Unimed Seguros, Grupo Volkswagen, entre outros.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal de Tecnologia do Paraná, com MBA em Gestão Estratégica pela FGV, Moressi começou a empreender ainda na faculdade, com uma empresa que entregava soluções de hospedagem, infraestrutura e desenvolvimento de sites e e-commerce. Depois de se mudar para São Paulo e atuar em uma empresa de software especializada em soluções Oracle, onde chegou à posição de gestor de TI, ele decidiu fundar a Opah IT em 2011.

O nome escolhido para a empresa é simbólico: Opah é o nome de um peixe ágil, que se adapta a diferentes ecossistemas, uma metáfora para a forma de atuação da consultoria, que se propõe a entregar com agilidade e flexibilidade, adaptando-se às mudanças do mercado e às necessidades de cada cliente.

Nessa entrevista à [EXP], realizada no escritório da empresa no World Trade Center, em São Paulo, João Moressi compartilhou 5 dicas para se tornar um parceiro estratégico de sucesso em grandes empresas.

1. Ter uma estratégia de entrada clara

No início, a Opah IT optou por atuar em projetos desafiadores, aqueles que poucas empresas aceitavam. “Alguns amigos brincam dizendo que só pegávamos ‘carne de pescoço’. Mas a verdade é que queríamos resolver problemas complexos e muito estratégicos”, afirma Moressi. Outra decisão tomada desde o início foi o foco em grandes empresas, sem restrições a setores específicos.

2. Investir em profissionais técnicos com visão de negócio

O número de profissionais de TI disponíveis no mercado aumentou após a pandemia, mas o grande desafio é contar com pessoas qualificadas não só tecnicamente, mas também com capacidade de comunicação e compreensão de negócio. “Quem souber se comunicar bem, fazer as perguntas certas e conhecer de negócios vai se destacar”, diz Moressi. Por isso, o desenvolvimento e a gestão de pessoas estão entre as três prioridades da sua liderança na companhia.

3. Ser capaz de escalar rapidamente os times para atender o cliente

Ter um RH ativo e preparado para movimentar uma base constantemente atualizada de talentos é um diferencial competitivo para empresas de tecnologia. “Conseguimos posicionar com agilidade profissionais altamente qualificados para as oportunidades que surgem. E investimos também no desenvolvimento contínuo de quem já está conosco, tanto em novas tecnologias quanto em visão de negócio”, afirma o CEO.

Moressi assegura ainda que é importante entender e respeitar o perfil e o interesse do profissional, que pode tanto assumir posições de liderança como decidir por construir uma carreira em Y. “Como atuamos em grandes empresas, com vários projetos estratégicos, temos a possibilidade de fazer intercâmbios entre os times, aumentando o potencial de inovação para os clientes”, explica.

4. Inovar e antecipar tendências tecnológicas

Investir em um time dedicado ao monitoramento de novas tecnologias, com o objetivo de identificar o que é apenas um hype e o que vai virar tendência é vital neste mercado. “Criamos projetos internos para testar novas tecnologias dentro de casa antes de oferecê-las aos clientes”, conta Moressi, destacando a importância de entender as vantagens e limitações de cada uma delas.

5. Apoiar as empresas a usar a tecnologia para gerar valor

Em um mercado cada vez mais pressionado por inovação, muitas empresas se apressam em adotar tecnologias emergentes, como a IA, sem entender como extrair valor desse uso. A Opah apoia empresas, por meio de processos de discovery, a entender gargalos e mapear as melhores oportunidades para aplicação da tecnologia com geração de valor. A consultoria também pode atuar na implementação do projeto, na capacitação dos times e/ou na alocação de squads para atuar lado a lado com o cliente na operação. Essa atuação de ponta a ponta, do estratégico ao tático, é outro diferencial de sucesso da consultoria.

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