Mercado

Personalização da jornada de pagamento acompanha novos canais de vendas

Luis Moraes, Head de Banking da Celcoin

Monica Miglio Pedrosa

A personalização da experiência de compra é uma das principais apostas do varejo. Com o uso crescente de inteligência artificial e dados, as marcas já conseguem recomendar produtos com base no histórico de navegação, nas preferências do consumidor e no melhor momento de compra. Mas, para muitos varejistas, o verdadeiro desafio da conversão está no final da jornada, o pagamento. Garantir que essa etapa ocorra da forma mais fluida possível, sem fricções, redirecionamentos ou barreiras técnicas, é tão ou mais importante do que personalizar o início da jornada.

É justamente nesse ponto que a Celcoin, infratech financeira que oferece soluções modulares para banking, Open Finance, crédito, retail, entre outras, tem atuado de forma cada vez mais personalizada. “Estamos investindo em uma grande quantidade de métodos de pagamento, pois cada cliente deseja pagar de uma forma diferente. Tem aquele que usa Open Finance, outro prefere que o checkout aconteça no próprio banco, para ter uma maior sensação de segurança, outro ainda utiliza o cartão de aproximação pela facilidade no pagamento”, explica Luis Morais, Head de Banking da Celcoin.

Essa busca por fluidez e personalização nos meios de pagamento se tornou ainda mais urgente com a transformação do próprio modelo de vendas. O crescimento de canais como afiliados, influenciadores e micro e nano blogueiros exige que as marcas estejam preparadas para capturar o momento de decisão de compra, que pode acontecer, muitas vezes, fora das lojas físicas ou e-commerces tradicionais. “Para permitir vendas por impulso é preciso ter um arranjo financeiro rápido e adequado”, destaca Carol D’Alessandro, Diretora Comercial da Celcoin.

A complexidade dessa nova jornada exige que os meios de pagamento acompanhem não apenas o comportamento do consumidor final, mas também a lógica de operação de cada cliente, seja ele um varejista tradicional, um marketplace, ou uma empresa de serviços. De acordo com Carol, a Celcoin tem adotado uma abordagem cada vez mais consultiva, desenhando soluções sob medida para diferentes modelos de negócio.

“Tem cliente que trabalha com venda direta por meio de afiliados e precisa de um link de pagamento rápido, sem redirecionamento para outras plataformas. Outros, como grandes companhias de energia elétrica, demandam Pix automático e emissão recorrente de boletos. O que fazemos é garantir que cada cliente tenha uma solução customizada para o seu público”, explica Carol.

Antecipação de Recebíveis

Durante o Fórum E-commerce Brasil 2025, a Celcoin apresentou ao mercado sua nova plataforma de antecipação de recebíveis para fornecedores, uma solução white-label voltada a empresas que desejam oferecer crédito aos seus fornecedores, diminuindo intermediações e taxas e mantendo o relacionamento com o ecossistema de parceiros dentro de casa.

A plataforma permite a gestão completa da jornada de antecipação, desde o onboarding até o desembolso, por meio de esteiras 100% digitais que incluem análise KYC (Know your Client) e AML (Anti-Money Laundering), avaliação de elegibilidade, oferta personalizada, liquidação automática, cobrança e conciliação. A solução atende operações com múltiplas fontes de funding, e pode ser utilizada tanto com capital próprio quanto de terceiros, com regras e curvas de taxas customizadas por financiador.

Mais do que uma ferramenta financeira, a Celcoin acredita que a plataforma preserva um ativo essencial no varejo, o relacionamento com os fornecedores. “Em vez de levar esse fornecedor para uma plataforma de terceiros ou para um banco, a empresa pode oferecer antecipação com controle sobre as taxas, a jornada e o atendimento”, explica Moraes, destacando que a solução amplia a autonomia do varejista, melhora a eficiência da cadeia e abre novas fontes de receita.

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar