Tecnologia

SAP Emarsys transforma dados em valor com estratégias de relacionamento mais inteligentes

Camila Olaechea, Diretora de Vendas Latam da SAP Emarsys

Conhecida dos consumidores com mais de 30 anos, mas ainda pouco popular entre os jovens da Geração Z, a Levi’s enfrentava um desafio no mercado brasileiro. Ela precisava ampliar o awareness da marca entre esse público e trazer mais estratégia, por meio de dados, para suas campanhas, mesmo com uma equipe de marketing enxuta e poucos recursos. A resposta veio com a adoção da plataforma SAP Emarsys. Em apenas seis meses, a Levi’s registrou um aumento de 32% na receita gerada e, nos primeiros cinco meses, viu o ticket médio subir 7%, além de conquistar 15 mil novos clientes com táticas de recompra e engajamento.

Focada em personalização inteligente, automação de campanhas e uso estratégico de dados, a Emarsys se diferencia por sua capacidade de integrar múltiplas fontes — como CRM, e-commerce, ERPs e plataformas de fidelidade — e consumir dados externos em tempo real, por meio da função de “dados relacionais”, sem a necessidade de armazená-los.

A plataforma também automatiza processos, com campanhas pré-configuradas para aquisição e conversão de leads, além de integrar-se a sistemas como Shopify, Magento, Vtex, entre outros. “Nossa plataforma empodera o time de marketing a executar sua estratégia”, afirma Camila Olaechea, Diretora de Vendas para América Latina da SAP Emarsys.

Reconhecida como líder no Quadrante Mágico da Gartner para mecanismos de personalização, a Emarsys atende mais de 3 mil empresas de médio e grande porte no mundo, sendo mais de 100 no Brasil, com foco em varejo, utilities e bens de consumo. Globalmente, marcas como Home Depot, Petco e Gibson adotaram a solução. No Brasil, nomes como Levi’s, Arezzo, Águia Branca, Grupo Veste e JBS também fazem parte da lista de clientes.

Com o avanço dos canais digitais nos últimos anos, entender quem é o cliente e como ele interage com a marca em cada ponto de contato se tornou um dos principais desafios das empresas. Mais do que capturar dados, é preciso integrá-los de forma inteligente para garantir relevância, personalização e uma experiência de marca coesa. “A proposta é construir relacionamento com o cliente”, reforça Camila.

Estratégia personalizada

Um dos cases que exemplificam essa abordagem é o da Gibson Brands, líder global em instrumentos musicais. Antes da Emarsys, a empresa contava com vendedores parceiros como principal modelo de negócios. Com uma base de clientes que varia de iniciantes a músicos renomados, a Gibson buscava uma solução que permitisse oferecer conteúdos relevantes e acompanhar a jornada de cada cliente.

Fundada em 1894, a marca decidiu usar sua história musical como ferramenta de engajamento, criando narrativas direcionadas, como conteúdos para iniciantes até conversas com celebridades. Lançou, ainda, um aplicativo de aprendizado de guitarra, criando um novo fluxo de receita para o negócio. A sincronização dos dados dos usuários do app com a Emarsys permite identificar em que estágio da jornada o cliente está e oferecer recomendações mais precisas. A integração com dados de visitas às lojas físicas também ajuda a enriquecer o conhecimento sobre os consumidores e construir experiências ainda mais personalizadas. Entre os resultados estão o aumento de 50% na receita via e-mail no primeiro ano de uso da Emarsys e um crescimento de 27% no impacto dos e-mails nas vendas gerais.

Para finalizar, Camila destaca que a Emarsys vai além da tecnologia: cada cliente conta com uma equipe de customer success dedicada, responsável por acompanhar a execução do plano de ação e garantir que os resultados esperados sejam alcançados.

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