Swile se torna unicórnio e prepara ofensiva no Brasil

Após aquisição da brasileira Vee e aporte de US$ 200 milhões do Softbank, Swile Brasil amplia atuação e mira mercado de R$ 150 bilhões por ano

Publicado em 15 de outubro de 2021

Em menos de três anos, a Swile chegou à liderança do mercado de benefícios da França, com uma oferta flexível e um serviço com forte experiência digital, que foi pioneiro no país. Com o aporte de US$ 200 milhões do Softbank, anunciado esta semana, a empresa a entrou para o seleto time de unicórnios, startups avaliadas em 1 bilhão de dólares, e se prepara para uma forte expansão no Brasil.

Lá fora, a empresa tem clientes como Carrefour, Airbnb, Spotify, TikTok, Le Monde e Red Bull. São 500 mil usuários e 15 mil empresas atendidas a nível global. A injeção de dinheiro na startup servirá para tirar do papel a meta de dobrar o número e chegar a 1 milhão de usuários, até 2022.

No Brasil, a Swile atua desde fevereiro deste ano, quando adquiriu a Vee Benefícios, fundada em 2017 e pioneira no país em benefícios flexíveis. Pilotada por Marcelo Ramos, a Swile Brasil atende 2.500 empresas, entre elas grandes companhias como Whirlpool, Amaro, PetLove, Bayer e Ambev. “Nos próximos dois anos haverá uma revolução no mercado de benefícios do país”, afirma Ramos, em entrevista ao Experience Club. Atualmente o mercado brasileiro é dominado por grandes players tradicionais, como Sodexo, Alelo e Ticket.

Com o aporte, a Swile Brasil pretende dobrar o número de colaboradores e chegar a 400 funcionários, em 2022, em um processo de expansão que mira um mercado que movimenta US$ 150 bilhões por ano.

Os planos de expansão para a América Latina já estão traçados e começam pelo México. “Contratamos duas pessoas para começar a operação naquele país, que tem o terceiro maior mercado de benefícios do mundo”, revela o executivo.

O Swile Card permite que os colaboradores recebam diversas categorias de benefícios, como vales refeição, alimentação e mobilidade, além de auxílios como home office, cultura, educação e saúde. Por meio de parcerias também são oferecidos serviços de saúde mental e descontos em academias. O valor em cada categoria é de escolha do usuário e permite uma maior personalização de uso para cada perfil.

Por usar a bandeira Mastercard, a rede de atendimento aos usuários é ampla. Mas credenciar-se à Swile Brasil também permite antecipação de recebíveis a taxas mais competitivas que as de mercado, segundo Ramos. Atualmente são 3.500 estabelecimentos credenciados.

Lá fora, o Swile App também oferece ferramentas de engajamento, como premiações e comemorações, pesquisas de satisfação e feedback para o RH das empresas, que serão agregadas ao aplicativo brasileiro em breve, afirma o executivo.

Texto: Monica Miglio Pedrosa

Imagem: Unsplash