Mercado

SXSW: um festival para pensar no futuro

Ricardo Natale

Austin, a capital do Texas, é uma cidade de quase um milhão de habitantes e, embora seja uma das maiores dos Estados Unidos, é de porte médio para os padrões brasileiros. É sede de várias empresas de tecnologia e tem um estilo de vida tranquilo, embora altamente cultural, especialmente ligado à música.

Em março, no entanto, a cidade se transforma na capital mundial da inovação, por onde circulam as mentes mais brilhantes e criativas da atualidade. O SXSW (South By Southwest) leva 60 mil pessoas para Austin todos os anos e a transforma num espaço privilegiado para pensar o futuro. Em uma programação intensa, com verticais que abordam de novas tecnologias às descobertas da ciência sobre o efeito dos cogumelos no cérebro, passando por festivais de música e de cinema, onde são exibidos lançamentos mundiais, o SXSW é hoje o maior festival deste tipo do mundo.

Neste ano, pela segunda vez, o Experience Club realiza junto com a PROS, da Dani Graicar, uma missão que vai levar 130 executivos ao evento, numa programação desenhada para aproveitar o melhor do festival e com eventos criados especialmente para o grupo.

O festival acontece entre 8 e 16 de março, e nossa missão fica entre os dias 7 e 13. Ficamos hospedados na melhor localização da cidade, em um hotel ligado ao centro de convenções por uma passarela.

A missão não começa com a chegada em Austin. Veja o roteiro que preparamos para que a imersão inicie ainda no Brasil, algumas semanas antes do embarque para o Texas:

– Evento de Upload híbrido para preparação, recomendação de palestras e onboarding.

– Pré-viagem: PDF 100 dicas de palestras sugeridas + dicas gerais sobre Austin e o SXSW + guia de bares, restaurantes e atrações.

– Grupo exclusivo de WhatsApp para informativos, trocas e networking.

– Cobertura real time: Frases, insights, áudios e vídeos comentando as melhores apresentações + GPS diário: nossas apostas para a programação.

– 6 eventos exclusivos em Austin, nos locais mais descolados, durante o festival para trocas sobre os conteúdos, networking e diversão.

– Na volta ao Brasil, evento híbrido de Download, com divulgação de Report do festival.

Participar do SXSW, especialmente num grupo como esse, é uma experiência que traz muitos insights. Eu sempre aconselho às pessoas que vejam palestras ligadas à sua área de atuação, as novidades do seu mercado, mas não deixem de explorar outros temas, porque é dali que vêm as ideias mais originais que podem ajudar a melhorar o seu negócio ou até a criar outro completamente diferente.

Pra mim, o SXSW é parte integrante do meu calendário anual de atualização, ampliação de conhecimento e de conexões.

Se você também quer fazer parte desta jornada, envie seus dados aqui.

Carta do CEO
  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar