“Temos que nos preparar para uma explosão de empreendedorismo nos próximos anos”

Guilherme Benchimol, da XP, destaca como o propósito está mudando o perfil de empresas e investidores no Experience LAB NE

Publicado em 11 de dezembro de 2020

A pandemia ainda não acabou, mas nos últimos meses já revolucionou o mercado, os hábitos de consumo e as relações de trabalho. Algumas mudanças chegaram de maneira vertiginosa e ainda é preciso se adaptar. Para onde estamos caminhando e quais são os próximos passos?

Para debater esse assunto, o Experience Convidou Nordeste convidou dois grandes nomes do mercado financeiro e da tecnologia, Guilherme Benchimol, CEO Fundador da XP Investimentos, e Guga Stocco, CEO Fundador da Squadra Ventures, para um encontro virtual, na noite de 10 de dezembro.

Para Guga Stocco, a Covid-19 foi uma verdadeira revolução. “Ela adiantou muito do que estava por vir no mundo digital daqui a cinco anos”. Na mesma linha, Guilherme Benchimol enxerga nas disrupturas uma oportunidade única de desenvolvimento: “Se você enxerga oportunidade de forma construtiva e tem uma relação aberta com o seu time, certamente você consegue tirar proveito de uma crise”.

O evento, comandado pelo CEO do Experience Club Nordeste, André Farias, contou com os patrocinadores Master: Eletron Energy, Vale do Ave e Skin Prime, além do patrocínio de Athié Wohnrath, Basel, Johnnie Walker, Masterboi e Toyolex

Confira os principais insights do Lab:

Guilherme Benchimol

1- “O maior diferencial de uma empresa não é o que ela está fazendo hoje, mas é a cultura que ela estabelece”.

2- “Você conseguir atrair os melhores talentos, colocá-los nas posições corretas e construir uma cultura muito forte é a meritocracia. Muita empresa usa esse conceito, mas pouca empresa coloca em prática de verdade”.

3- “O ser humano faz coisas incríveis, desde que ele seja corretamente estimulado. Por isso, a área mais importante da empresa é a de gente”.

4- “Nos próximos anos vai existir uma explosão empreendedora no mundo e a competição vai aumentar de todos os lados. Serão anos muito bons para os consumidores”

5- “O dado é o outro de hoje em dia. Quanto mais você consegue entender os padrões de consumo do seu cliente, mais você consegue encontrar maneiras de se aproximar dele”

6- “Como empresário você precisa ter um propósito, isso inspira as pessoas e são pessoas inspiradas que fazem a diferença”.

7- “Tudo que a gente investe do ponto de vista social e ambiental retorna dez vezes mais”. 

8- “A sociedade cada vez mais exige que os empresários se preocupem em deixar o mundo melhor, porque ainda não está como a gente gostaria de ver”

Guga Stocco

1- “O mundo ficou mais pobre, isso significa que os negócios precisam ser mais eficientes”.

2- “É hora de repensar os modelos de negócios. Há muitos modelos que não vão existir no futuro. Há outros modelos que têm uma dependência de legado muito grande, o que torna a empresa lenta para o que tá chegando”.

3- “A empresa não pode ser frágil, precisa ser antifrágil, que tenha um ecossistema, que tenha outros modelos de negócio”.

4- “A gente tem que abraçar o life long learning, o aprendizado agora faz parte do dia a dia”.

5- “O trabalho repetitivo vai ser substituído por inteligência artificial e o trabalho de automação, enquanto o ser humano vai ficar com o trabalho criativo. A gente precisa agora ensinar nossos colaboradores a fazer essa transição”.

6- “O século XX era voltado para indústria e o século XXI está voltado para o humano”.

7 – “Só com pessoas empoderadas e com ferramenta na mão você  consegue fazer a transformação necessária”.

Texto: Juliana Destro

Imagens: Experience Club