The Next CEO: qual será o perfil do líder do futuro?

The Next CEO: qual será o perfil do líder do futuro?

Levantamento com 158 CEOs feito pela Korn Ferry aponta 10 capacidades que serão necessárias para o comando das empresas.

Publicado em 7 de junho de 2019

Qualquer jovem em período escolar alimenta sonhos de uma carreira bem-sucedida e, conforme a idade avança, os planos para ser astronauta, uma bailarina ou craque de futebol vão dando lugar a atividades mais convencionais, como engenheiro, advogado, professor ou empreendedor. Isso faz com que cada um tente estudar e se preparar da melhor maneira possível para exercer aquela profissão.

A velocidade da tecnologia e da mudança dos modelos de negócio está tornando essa missão cada mais difícil. As habilidades de hoje não se aplicam a um futuro complexo e pouco previsível. O que pensa sobre isso quem já alcançou o pico da carreira, como o presidente de uma empresa? Como continuar sendo relevante?

A pesquisa “O Caminho para o Topo”, realizada pela consultoria Korn Ferry com 158 CEOs de grandes empresas no Brasil, não só mapeou a 9 principais qualidades todo líder deve ter, mas também apontou como eles enxergam o seu próprio futuro. Os destaques do estudo da KF foram apresentados a 140 altos executivos de finanças presentes ao Fórum CFO Club, promovido em 6 e 7 de junho pelo Experience Club no Sofitel Jequitimar Guarujá.

“Os CEOs vêm com clareza que muitas das habilidades de hoje continuarão importantes no futuro, mas será necessário desenvolver outras competências que terão peso cada vez maior”. Carlos Martins, presidente da Korn Ferry Advisory.

Listado pelos próprios executivos como mais relevantes, o estudo identificou quais são as 10 capacidades do CEO do futuro. O número ao lado indica o percentual dos 158 entrevistados que se sentem muito preparados ou preparados para aquela exercer aquela característica:

1-Cultivar a inovação (30%)

2-Ter mentalidade estratégica (36%)

3-Atrair os melhores talentos (44%)

4-Formar equipes eficientes (49%)

5-Ter adaptabilidade a diferentes situações (41%)

6-Inspirar confiança (80%)

7-Ter visão de negócios (47%)

8-Gerenciar complexidades (53%)

9-Gerenciar stakeholders (42%)

10-Ter coragem (45%)

Texto: Arnaldo Comin

Imagens: Unsplash