Mercado

Um mergulho no varejo no Retail Experience

Ricardo Natale

As férias de julho estão começando, mas nós aqui no Experience Club estamos trabalhando a todo vapor no nosso calendário do segundo semestre – que será ainda mais forte do que o primeiro. E começa com uma novidade: depois de 18 anos de eventos para os mais variados setores, ficamos muito felizes em anunciar que faremos um evento focado no varejo, um importante pilar da economia brasileira e que vem passando por grandes transformações.

Em parceria com a Camila Salek, fundadora da Vimer e uma das mais disruptivas consultoras e experts em varejo do Brasil, faremos no dia 4 de agosto o Retail Experience.

Teremos mais de 20 speakers, líderes das maiores e mais inovadoras empresas do setor. Adianto dois deles: Caito Maia, da Chilli Beans, que vai falar sobre o poder da conexão humana na construção de comunidades, e Renato Winnig, da Natura&Co, que vai tratar do equilíbrio do branding com o propósito social e ambiental.

Faremos um mergulho no varejo, mostrando as novas tendências, as experiências sensoriais, o que mudou no comportamento do consumidor nos últimos anos, o impacto das movimentações no mercado com a criação de grandes conglomerados, o desafio dos grandes operadores globais que atuam no mercado brasileiro – assim como as empresas brasileiras fora do país –, como ampliar a flexibilidade no negócio do varejo e como a indústria pode utilizar o varejo como mídia.

A utilização do varejo como mídia, aliás, é um tema que apareceu bastante no AdTech & Branding, evento promovido pelo IAB na semana passada. São várias as oportunidades que já estão sendo testadas. Assim como a omnicanalidade, não mais como tendência, mas um comportamento já naturalizado pelo consumidor. Que não vê mais distinção entre comprar na loja física ou online e quer uma experiência fluida entre os vários canais.

A importância econômica do varejo é enorme. Apesar das movimentações que temos visto no mercado, com problemas pontuais em alguns players, o setor como um todo está em expansão e as perspectivas para os próximos meses são ainda melhores.

No ano passado, o chamado varejo restrito, de bens de consumo, representou 21,6% do PIB brasileiro e movimentou R$ 2,14 trilhões, com um crescimento de 7,7% sobre o ano anterior. O varejo ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção e representa 26,4% do PIB, teve um desempenho ainda melhor: expansão de 8,4% em 2022, chegando a um volume de R$ 2,61 trilhões.

Enfim, é um segmento que ganha cada vez mais espaço e muda de acordo com as transformações da sociedade e as novas tecnologias que surgem, criam novos hábitos e abrem outras possibilidades de negócios. Por isso é tão importante estar antenado com o que está vindo por aí.

É isso o que vamos apresentar nessa imersão de um dia para mergulhar fundo no varejo, com grandes players do mercado contando seus cases e sua visão de futuro.

Carta do CEO

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar

Deixe um comentário