Unico Skill projeta faturar R$ 1 bilhão em 2030 com benefício educação

O avanço de tecnologias emergentes como a IA Generativa, tensões geoeconômicas, mudanças demográficas e a transição verde são alguns dos impulsionadores de transformações profundas no mercado de trabalho. De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, publicado pelo Fórum Econômico Mundial no início do ano, essas mudanças devem gerar 170 milhões de novos empregos até 2030 e, por outro lado, a extinção de 92 milhões de funções. O relatório revela ainda que 59% da força de trabalho global precisará aprimorar suas habilidades até 2030, um alerta claro de que a qualificação contínua será fator-chave para a competitividade das empresas e a empregabilidade dos profissionais.
De olho nesse cenário, o Unico Skill, spin-off da Unico, IDtech brasileira que se tornou unicórnio em 2021, criou o benefício educação, com uma proposta acessível e escalável para impulsionar a capacitação nas empresas. “Nosso modelo de negócio é baseado em um tripé que conecta instituições de ensino, empresas, colaboradores e seus dependentes. Compramos educação de forma massiva diretamente das instituições e conseguimos oferecer um produto acessível às empresas, a partir de R$ 90 por colaborador por mês, beneficiando os três lados”, conta Joca Oliveira, CEO do Unico Skill, em entrevista à [EXP].
A plataforma já reúne mais de 16 mil cursos em diversas áreas, oferecidos por mais de 75 instituições parceiras, entre elas Ibmec, FGV, Saint Paul, FIA, MBA Esalq-USP, Wharton, Coursera, Singularity University Ventures e CEllep. Atualmente, mais de 70 empresas no Brasil utilizam o benefício, alcançando 156 mil colaboradores de marcas como Banco BMG, Nestlé, Pague Menos, Vivo, Alelo e AstraZeneca. Com um crescimento de 400% em 2024, a Único Skill projeta atingir o breakeven até o final de 2025. “Nossa projeção é chegar a um faturamento de R$ 1 bilhão em 2030”, conta Joca.
[EXP] – Qual é a proposta de valor do Unico Skill?
[Joca Oliveira] – Nosso modelo de negócio é baseado em um tripé que conecta instituições de ensino, empresas, colaboradores e seus dependentes. Compramos educação de forma massiva diretamente das instituições, que fazem parte da nossa plataforma, como Ibmec, FGV, Saint Paul, FIA, MBA Esalq-USP, entre outras. Hoje são mais de 75 parceiros de educação – e esse número segue crescendo. Em seguida, oferecemos esses cursos de graduação, MBA, pós-graduação, idiomas, mentoria e cursos livres por meio de 4 planos, permitindo que as organizações disponibilizem esse conteúdo para seus colaboradores e dependentes.
O benefício educação é um excelente negócio para esses três lados. Para as instituições de ensino, o Unico Skill representa uma redução drástica no custo para atrair novos alunos, e também eliminamos um outro problema: a inadimplência. Para as empresas, oferecemos um produto acessível, a partir de R$ 90 por colaborador, por mês, com um ROI de 5X e que tem alta demanda dos colaboradores, que passam a ter acesso livre e gratuito à educação de qualidade, para poderem estudar onde, como e quando quiserem.
[EXP] – Como as empresas se beneficiam ao utilizar o produto?
[Joca Oliveira] – Buscamos eliminar a ineficiência que existe hoje dentro das empresas e fazer com que elas tenham maior retorno do investimento em treinamento. Hoje, na maioria das empresas, o investimento em educação não está centralizado, fica difícil mensurar o ROI. Temos provado, com dados, que unificar o investimento em um só parceiro melhora a gestão e permite à empresa ter acesso a indicadores mais claros. Com nossa plataforma, a cada R$ 1 investido pela empresa, o colaborador consegue comprar R$ 5 em educação de qualidade.
Há poucas semanas, a PwC divulgou um relatório mostrando que a principal ameaça aos negócios apontada pelos CEOs brasileiros é justamente a baixa oferta de mão de obra qualificada. Por isso, eu não tenho dúvidas em afirmar que oferecer educação de qualidade ao maior número de pessoas possível não é apenas uma oportunidade de mercado, é uma questão de sobrevivência para as empresas e de desenvolvimento socioeconômico para o nosso país.
[EXP] Você tem algum caso de uso de empresa que usa o benefício educação do Unico Skill com essa abordagem mais ampla de desenvolvimento socioeconômico?
[Joca Oliveira] – Um dos nossos maiores casos de sucesso é a parceria com a Pague Menos, que oferece o benefício educacional para 100% dos seus 26 mil colaboradores, incluindo dependentes. Em menos de um mês de implementação, mais de 1,2 mil colaboradores começaram a estudar pela plataforma. Por meio do Unico Skill, a Pague Menos, que está presente em todo o território nacional, está também solucionando um problema estrutural do país: a falta de profissionais de saúde em algumas regiões. Muitos dos colaboradores da companhia, baseados em estados do Norte e do Nordeste, por exemplo, começaram a fazer graduação em Farmácia sem gastar nada do próprio bolso, graças ao nosso benefício educação. Por isso digo que oferecer esse tipo de benefício colabora inclusive com o desenvolvimento do Brasil.
Outro caso muito legal é o do Banco BMG, primeiro banco brasileiro a oferecer o benefício educação, impactando diretamente mais de 1,5 mil colaboradores em poucos meses.
[EXP] Estudos mostram que as gerações mais novas valorizam muito o desenvolvimento de carreira nas empresas. Esse benefício tem sido utilizado desta forma?
[Joca Oliveira] – Há uma retenção 2,1 vezes maior de funcionários contemplados pelo benefício do que entre os não contemplados. Além da retenção, outro diferencial é a capacidade de oferecer uma trilha de carreira para o colaborador. Às vezes, a pessoa tem fit cultural e você a prepara para o próximo passo na empresa, ao invés de precisar recrutar fora, o que gera menor custo de contratação e demissão. Mas, o mais importante para mim, além do upskilling e do reskilling é o problema do “not-skilling” do Brasil. Temos falado com muitas empresas, algumas grandes multinacionais, que estão precisando tirar o pré-requisito de graduação para conseguir contratar pessoas. Uma grande rede de fast-food teve que tirar o requisito de ensino médio. Mas isso pode dar um incentivo inverso, da pessoa não precisar estudar para conseguir emprego. Então você, como empresa, tem que fomentar a educação dos funcionários, para criar um ciclo virtuoso e não vicioso.
[EXP] Vocês têm ofertas para todos os níveis de colaboradores?
[Joca Oliveira] – Sim, oferecemos quatro planos de acesso: Basic, Silver, Gold e Black. Em cada um deles temos parceiros para todos os níveis de ensino. Mas apostamos muito na democratização do ensino. O que vemos hoje na maioria das empresas é quase um espelho da pirâmide social do Brasil. O CEO tem acesso a cursos de Harvard, os VPs e diretores recebem MBA In-Company da FGV, ou da Dom Cabral. E no chão de fábrica, os trabalhadores só recebem treinamento de brigada, treinamento de incêndio ou treinamentos normativos. E esse é o cara que mais precisa, que teve menos oportunidade de estudar.
Temos falado muito com as empresas sobre essa responsabilidade da marca empregadora, de investir na maioria dos colaboradores, com cursos profissionalizantes, técnicos, ou na graduação, para fazer realmente uma transformação na empresa, democratizar o acesso.
[EXP] Do ponto de vista do colaborador, como é feito o aconselhamento da trilha de conhecimento? Por uma equipe humana do Unico Skill ou de forma automatizada, usando tecnologias como a IA?
[Joca Oliveira] – Temos as duas opções. O funcionário pode falar com nosso time de atendimento, acessar uma consultoria humana, ou pode usar a solução digital, onde ele conversa com uma inteligência artificial que faz recomendações com base no perfil dele e no que ele está buscando. Estamos ampliando parcerias com institutos de neurociência, psicologia e pedagogia para ter uma análise de inteligência mais fluida de perfil, melhorando nossos questionários internos quando ele ingressa na plataforma. Apesar de ser uma empresa de tecnologia, acreditamos que para falar sobre educação nada substitui o atendimento pessoal e personalizado, uma conversa com uma psicóloga, um personal coach. Queremos crescer cada vez mais nosso lado de consultoria humana, porque isso vai ser um diferencial nesse mundo em que todo mundo acha que a IA vai resolver tudo.
[EXP] Quais são as metas de crescimento para 2025 e para os próximos anos?
Nossa missão é crescer de forma sustentável e impactar cada vez mais empresas que buscam inovar e melhorar a qualificação de seus profissionais. O número de empresas atendidas deve aumentar significativamente à medida que mais organizações percebem o valor de integrar a educação como benefício. E isso está acontecendo – e os nossos resultados financeiros mostram isso. No ano passado, atingimos +400% de crescimento e devemos chegar ao breakeven ainda no final de 2025. A nossa projeção é ter um faturamento de R$ 1 bilhão daqui a 5 anos, em 2030.
-
Aumentar
-
Diminuir
-
Compartilhar