Token Nation 2025 mostra como a tokenização está virando estratégia de negócio

Monica Miglio Pedrosa
Se sua empresa ainda não começou a explorar o universo dos tokens, criptoativos, blockchain e ativos digitais, essa é uma ótima oportunidade para fazer uma imersão nesse ecossistema. Nos dias 4 e 5 de junho, a Bienal de SP será palco do Token Nation, evento que chega à sua terceira edição e deve reunir cerca de 10 mil pessoas por dia.
Idealizado por Marco Affonseca, também fundador do MAAC Hub, o evento, anteriormente chamado de NFT Brasil, traz uma programação dividida em duas grandes áreas: a Experience, com entrada gratuita e foco em vivências educativas, interativas e imersivas; e a Onchain, voltada ao público B2B, com palestras, hackaton e apresentação de casos de uso reais do Banco Central, Itaú Unibanco, Microsoft, Unilever, Ambipar ESG, Prefeitura de SP, entre outras. A inteligência artificial também terá um palco exclusivo, com conteúdos, experimentos e inovações relevantes sobre a tecnologia.
O setor financeiro é o que mais investe na tokenização de ativos, e o Drex, moeda 100% digital do Banco Central baseada em blockchain, será um dos destaques do evento. Empresas dos segmentos de alimentação, bens de consumo e ESG e governos também estarão presentes para compartilhar como estão incorporando a tecnologia às suas estratégias de negócio. Confira, a seguir, a entrevista com Marco Affonseca, que conta o que esperar da edição 2025 do Token Nation.
[EXP] Como surgiu a ideia do evento Token Nation?
[Marco Affonseca] Meu histórico é ligado ao entretenimento, sempre trabalhei com grandes shows internacionais e eventos corporativos. Comecei a acompanhar a trajetória da Web3, a “nova internet”, que é descentralizada e dá maior controle ao usuário por meio do uso de tecnologias como blockchain. Em 2022, fui ao hackaton Ethereum SP, no Cubo [hub de empreendedorismo e inovação do Banco Itaú] e fiquei impressionado com o tamanho e o potencial desse negócio. Percebi que os principais eventos sobre tokens aconteciam no Rio de Janeiro, devido ao interesse internacional do tema, e ao perfil do público carioca, que cultiva comunidades de forma natural.
Decidi, então, organizar um grande evento aqui em São Paulo. Nas duas primeiras edições, ele se chamava “NFT Brasil”, nome usado em eventos similares em várias cidades do mundo, como Nova York, Paris, Colômbia etc. Em 2025, o evento passa a se chamar Token Nation e vai acontecer nos dias 4 e 5 de junho, na Bienal de SP.
[EXP] Qual sua visão sobre o grau de maturidade dos brasileiros no tema?
[Marco Affonseca] A tokenização está sendo mais aplicada no mercado financeiro, quase todos os bancos têm uma área de digital assets hoje. Mas o que é um token? Uma representação digital de um ativo, que pode ser negociado e transferido em um blockchain de uma maneira mais fácil, transparente e descentralizada. Hoje, os tokens também são usados no segmento imobiliário, em objetos de arte… Outro dia soube que a tokenização está chegando à comercialização de franquias, uma forma de reunir um número grande de sócios para dividir os custos do investimento em um negócio de uma maneira mais rápida e fácil. No evento, teremos várias demonstrações de caso de uso de token por empresas de segmentos variados.
O mercado brasileiro está amadurecendo muito rápido, a prefeitura de São Paulo já tem serviços no blockchain [Portal 156 e Descomplica], o Banco Central vai lançar o Drex, que é uma moeda 100% digital, que usa blockchain. Nosso evento traz essa visão de tendências e casos de uso, para fomentar a troca de informações.
[EXP] Que empresas já estão confirmadas para o evento?
[Marco Affonseca] – Teremos como palestrantes um coordenador do Banco Central responsável pelo Drex e representantes do Itaú Unibanco, Unilever, Ambipar ESG, Microsoft, PwC, Agrotoken, Solvi, Futurum Capital. Outros grandes nomes estão em assinatura de contrato e devem ser anunciados em breve.
[EXP] Quais serão as principais atrações do evento?
[Marco Affonseca] O Token Nation terá duas grandes áreas, uma que chamamos de Experience, com entrada gratuita para o público em geral, e que trará a maior exposição de arte digital do Brasil, onde contamos a história da internet em uma experiência imersiva e interativa no Metaverso, com uso de óculos 3D. No evento acontecerá ainda o lançamento da cidade de São Paulo no Metaverso, com vários espaços ícones da cidade como o MASP, Praça da Sé, o prédio da prefeitura, Av. Paulista e também a Escola Metaverso, iniciativa educacional que usa gamificação e interação para ampliar o conhecimento dos jovens. Nessa edição também renovamos a parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo para levar cerca de 4 mil crianças de escolas públicas para visitar a área Experience.
A outra área, Onchain, é mais voltada ao universo B2B, com ingressos a partir de R$ 70, que dão acesso a todos os palcos e speakers e ao hackaton. Um espaço de interação entre empresas e que apresentará ativações diferenciadas aos participantes, mostrando casos de uso para diversos segmentos. Terá inclusive uma área de coworking para quem precisar trabalhar durante o evento. O Token Nation está crescendo e tem potencial para ser exportado mundo afora, estamos avaliando um pedido para uma edição nos Estados Unidos. É uma oportunidade não só de entender as oportunidades desse setor como de conhecer, na prática, como as empresas estão se apropriando dessa tecnologia para facilitar os negócios. Também teremos um palco exclusivo sobre inteligência artificial, com conteúdos, experimentos e inovações relevantes, onde abordaremos temas como IA e blockchain, IA Generativa e Arte, IA e Governança e IA e Educação.
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do Token Nation.
-
Aumentar
-
Diminuir
-
Compartilhar