Newsletters

US$ 45 milhões para a Amazônia

A proteção da Amazônia é um tema cada vez mais debatido entre cientistas e líderes políticos de vários países do mundo. E é para ajudar a preservar a floresta que cinco organizações se uniram para criar um fundo de US$ 45 milhõesinforma a Bloomberg Línea. A ideia é investir em startups que tenham soluções para tornar a exploração da floresta sustentável. 

Integram esta iniciativa a Amazon Investor Coalition (AIC), a Earth Innovation Institute (EII), a Fundação CERTI, instituição de base tecnológica de Santa Catarina, a NEXUS, rede global de investidores de impacto de nova geração, e a Partnerships for Forests (P4F), programa financiado pelo governo do Reino Unido.

Já para este ano e com o suporte da P4F, estão previstos US$ 10 milhões em filantropia, US$ 30 milhões em investimento privado e US$ 5 milhões em acordos de compra corporativa para produtos florestais de origem sustentável. Porém, o projeto é de longo prazo e não possui um tempo pré-estabelecido para acontecer.

De modo geral, os recursos devem ir para iniciativas de bioeconomia, ramo que estuda os recursos naturais aliados às novas tecnologias para criar produtos e serviços mais sustentáveis. Para fazer parte da iniciativa, “é fundamental que as startups possuam uma tese clara de impacto positivo para a floresta em pé”, explica Janice Rodrigues Maciel, da Fundação CERTI, à Bloomberg Línea.

Inventa recebe terceiro aporte em seis meses

Startup da área de e-commerce, a Inventa anunciou ontem um aporte de US$ 55 milhões, em rodada liderada pelo tradicional fundo americano Greylock Partners. Este é o terceiro aporte da empresa em apenas seis meses. Na primeira rodada, em outubro de 2021, foram captados R$ 30 milhões. Em janeiro deste ano, a Inventa recebeu mais R$ 115 milhões de investimento.

Por trás de todo este interesse dos investidores está a plataforma de e-commerce B2B da startup. A Inventa tem um marketplace que conecta mais de 40 mil pequenos e médios varejistas a mais de 800 fornecedores. São cerca de 20 mil produtos nas categorias de beleza, bem-estar, casa, decoração e mercearia, de marcas como Davene, Bio2 e Glup.

uso de dados para ampliar o portfólio dos clientes é uma das principais apostas da Inventa. A partir da análise de informações das compras anteriores das lojas e dos produtos que outros comércios semelhantes estão vendendo, novos itens são sugeridos aos lojistas parceiros. 

“Vivemos um momento de juros altos e inflação. O dinheiro está caro. Ter a recomendação de produtos com boas margens e que vão funcionar para sua empresa é um diferencial importante”, diz ao Estadão Marcos Salama, cofundador e CEO da Inventa.

Com o aporte, a empresa pretende iniciar sua expansão para o México e a Colômbia e aumentar o time de colaboradores dos atuais 230 para cerca de 500 até o fim do ano.

Você só vê na [EXP]

Environment conservation concept. Close up of glass globe in the forest with copy space

Aprender para inovar

Confira 5 insights que vão fazer você entender o porquê de uma boa cultura de aprendizagem ser indispensável para a inovação

Raízs capta R$ 20 milhões

Foodtech especializada em produtos orgânicos, a Raízs anunciou ontem um aporte de R$ 20 milhões. Com o aporte, a startup pretende ampliar sua atuação pelo Brasil e adicionar novos produtos a seu portfólio, hoje concentrado em legumes, verduras e frutas.

A Raízs tem uma plataforma de tecnologia que funciona como intermediária entre pequenos produtores rurais e consumidores de produtos orgânicos. Com o sistema, a empresa remove do processo de compra três players: o supermercado, o distribuidor rural e o distribuidor urbano. 

Segundo a Raízs, esta estratégia resulta em ganhos nas duas pontas. “Vendemos 20% mais barato que o supermercado, em média, e pagamos 22% a mais para o produtor rural. Ainda assim, conseguimos ter uma margem que é quase 2x a do supermercado”, diz ao Brazil Journal Tomás Abrahão, fundador e CEO.

A Raízs opera com 927 produtores rurais de diferentes regiões do Brasil. A entrega, porém, é oferecida apenas no estado de São Paulo, para 52 mil clientes ativos. Com os recursos da rodada, o plano é entrar em novos estados, começando pelo Rio, onde a startup pretende começar a operar já no segundo semestre.

Vídeos exclusivos da [EXP]

“Por muito tempo, empresas olharam só para o consumidor para pensar inovação”

Para Mariana Achutti, CEO da Sputnik, não basta atender apenas as expectativas de quem compra. É preciso considerar também o que pensam funcionários, fornecedores e outros stakeholders

Fique ligado

Poderosas – Bloomberg Línea divulga lista de 50 mulheres de impacto na América Latina

Sol, praia e prédios gigantes – Balneário Camboriú tem o metro quadrado mais caro do Brasil

Modelo phygital – XP terá 100 lojas espalhadas pelo Brasil em até 5 anos

EUA x China – Infográfico mostra evolução das maiores economias do mundo entre 1970 e 2020

Happy hour

AB Inbev – Há 26 anos na empresa, Ricardo Tadeu é o novo Chief Growth Officer da gigante das bebidas

Gostou da nossa news?

Espalhe! É fácil de assinar e seus colegas e amigos podem acompanhar também.

É só clicar aqui e deixar seu e-mail.

Veja mais: Temos um canal de vídeo e newsletters com conteúdos exclusivos para assinantes.

Assine aqui.

Como estamos trabalhando? É sempre bom saber o que nossos leitores estão achando. Adoraríamos escutar suas impressões, críticas e sugestões à nossa newsletter e aos nossos produtos. Basta nos enviar um e-mail: exp@expnew.net.

Curadoria e edição: 

Editor-chefe: Dubes Sônego

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar

Deixe um comentário