Futuro

10 insights sobre gestão de pessoas

Ricardo Natale

A gestão de pessoas nunca foi tão importante quanto no momento atual. São muitos os desafios nessa área: as mudanças no modo de trabalhar, as diferenças geracionais, o impacto da Inteligência Artificial, a necessidade de aumentar a diversidade, a maior longevidade da população.

Nesta semana, fizemos a segunda edição do RH Experience, na Experience House, para discutir os desafios da alta performance, e trouxemos seis especialistas para compartilhar suas experiências e visões sobre as tendências do setor, além de sugestões práticas de como melhorar a gestão na área de RH. Talita Cordeiro, professora do Insper e da FIA/USP; Olga Loffredi, do Vanto Group; Tom Mendes, do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil); Aspen Andersen, da Vibra Energia; Sergio Chaia, da Garimpo, e Andrea Bisker, da Spark:off, foram os palestrantes do dia.

Foi um evento muito rico, e nos próximos dias iremos publicar um report completo sobre as apresentações (que também poderão ser vistas na nossa plataforma de vídeos).

Trago aqui 10 insights sobre esse assunto tão importante para todas as empresas.

1 – Tudo está em mudança. 23% dos cargos existentes hoje vão mudar e 44% das habilidades chaves dos trabalhadores passarão por mudanças nos próximos cinco anos (The Future Jobs Report, Fórum Econômico Mundial).

2 – Inteligência Artificial vai mudar o mercado. 80% dos cargos atuais devem ser afetados por IA generativa. Já que é inevitável, é preciso compreender e aprender a lidar para se beneficiar dessa nova tecnologia.

3 – Saúde mental é um problema não de RH, mas da empresa como um todo. Não cuidar disso se configura um risco de negócio.

4 – O trabalho remoto/híbrido permite várias possibilidades e combinações. Seja qual for o sistema adotado pela empresa, ele precisa ser claramente comunicado para as equipes para evitar que lideranças e liderados tenham compreensões diferentes do que podem/devem fazer.

5 – Criar políticas de diversidade que se tornem perenes e não se percam com a mudança de lideranças dentro da companhia.

6 – A liderança precisa “treinar” mais para ter a sua melhor atuação. As empresas alocam mais recursos de treinamento e qualificações para a base da organização e pouco para a liderança, que tem um impacto em toda a empresa. É preciso encontrar tempo para aprender novas habilidades, mesmo com agenda apertada.

7 – Dar mentoria é uma maneira de treinar, evoluir, aprender com o outro.

8 – É preciso contratar certo, especialmente na alta liderança. A contratação errada contamina negativamente toda a estrutura da empresa.

9 – O mercado prateado já movimenta R$ 2 trilhões por ano no Brasil. Um mercado imenso ainda pouco explorado pelas empresas.

10 – Em 15 anos, 6 em cada 10 funcionários terão mais de 45 anos. O que a sua empresa está fazendo para combater o etarismo e aproveitar a experiência dessas pessoas mais velhas?

Carta do CEO
  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar