Mercado

5 aprendizados do maior fórum de CEOs do Brasil

Ricardo Natale

Criar, produzir e entregar um evento como o Fórum CEO Brasil 2024, que fizemos na primeira semana deste mês, é uma grande realização. E, acima de tudo, um grande aprendizado. Ou aprendizados.

Com 40 patrocinadores e 520 participantes, a sétima edição do maior e mais importante fórum de CEOs do Brasil foi mais surpreendente, mais impactante e mais emocionantes do que as edições anteriores.

Com a determinação de entregar com excelência e perfeição, sem cometer nenhum erro grande, meu time do Experience Club se superou e conseguiu fazer os 520 participantes saírem muito impactados com um fórum tão provocativo.

Por isso, me sinto na obrigação de compartilhar os meus aprendizados:

1 – O conteúdo é a espinha dorsal do evento

Um fórum como esse, de quinta a domingo, e com esse nível de público, por mais que tenha shows, jantares, festas, bebidas e boa comida, deve ser um fórum de conhecimento. Queremos que as pessoas saiam do fórum falando das palestras, dos speakers e das provocações, impactadas pelo que ouviram ali.

2 – Curadoria e design são os mais importantes

A ordem dos temas e dos palestrantes é a alma do fórum. Parece simples e, às vezes, os realizadores não ligam muito para a ordem da programação, mas essa combinação faz toda a diferença no resultado. É preciso criar um fluxo de pensamento e até de sentimento. Quanto ao design das palestras, eu e meu time decidimos, há muitos anos, roteirizar, criar e desenhar tudo, assim cravamos a nossa marca e o look n’ feel do fórum.

3) Grande desafio de seguir os horários

Foi quase impossível seguir à risca os horários que colocamos na programação e alguns convidados questionaram a organização. Com todo sentido. Mas é muito difícil – ou impossível – fazer 520 pessoas cumprirem os horários rigorosamente. E, muitas vezes, o flow do evento faz as pessoas quererem um tempo a mais para conexões e para descanso.

4) Foco total nos Patrocinadores

Como a marca aparece, como o/a CEO se apresenta no palco, como é o discurso para os convidados, como podemos apoiar nas conexões com as pessoas certas e desejadas. Esse desafio requer muita atenção, muita paciência e muita vontade de lutar pelos Patrocinadores. E é um ponto central do nosso trabalho.

5) As noites precisam ser mágicas

Por mais simples que possa parecer, as surpresas da noite despertam emoções que acabam sendo levadas para o dia seguinte. Portanto, a noite tem de ser tratada como a coroação do dia. É o momento em que as pessoas estão mais relaxadas e abertas para conexões mais profundas.

Também destaco a importância da confiança do time, porque erros vão acontecer, é inevitável. Mas com bom senso, união e confiança, o time é capaz de resolver qualquer imprevisto de forma ágil e leve.

E um pensamento final, que é na verdade o que me move em todos os meus eventos: o fórum não é nosso. Nós somos os idealizadores, realizadores, mas os patrocinadores e participantes é que são os verdadeiros donos do evento, porque tudo é feito para eles. São eles os Anfitriões do nosso Fórum CEO Brasil.

No dia seguinte, nem bem tinha me recuperado da longa e exaustiva jornada, já acordei pensando e planejando na próxima edição: o Fórum CEO Brasil de 2025 será ainda mais impactante e cheio de novidades.

Carta do CEO

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar