A Revolução da Economia, por Jason Silva

A Revolução da Economia, por Jason Silva

Seis insights visionários do “Timothy Leary do vídeo viral", principal atração da Confraria de Economia

Publicado em 17 de fevereiro de 2020

No primeiro encontro do calendário de 2020, o Experience Club traz ao Brasil um convidado que promete fazer uma série provocações sobre as tecnologias do futuro e o comportamento humano. Com o tema “A Revolução da Economia”, é Jason Silva quem comandará a principal palestra no dia 5 de março, no Espaço Villagio JK, para um grupo selecionado de CEOs e lideranças empresariais. 

O americano de origem venezuelana, que escreve e produz curta-metragens, já foi descrito como um “Timothy Leary da era do vídeo viral”. Jason é conhecido internacionalmente por apresentar cinco temporadas da série de TV Brain Games, indicada ao Emmy, no canal National Geographic, transmitida em mais de 170 países.

Ele também é autor da série Shots of Awe, que já receberam mais de 100 milhões de visualizações em plataformas sociais. Os vídeos exploram tópicos como futurismo, tecnologia, criatividade, ciência da admiração, inovação disruptiva, relacionamentos e saúde mental. Em resumo: Filosofia, Ciência e Arte para a Geração YouTube. 

Confira seis insights sobre os temas mais impactantes na visão de Jason.

Awe. Conceito-base de seus conteúdos e pensamentos. Uma experiência de vastidão perceptiva, na qual você literalmente precisa reconfigurar seus modelos mentais do mundo para assimilá-lo. Uma espécie de êxtase. É o antídoto para o desespero existencial. Awe é o que faz você ficar admirado com as maravilhas do dia a dia que você é ensinado a ignorar. Awe é uma experiência de vastidão perceptiva, por meio da qual você é forçado a reconfigurar seu esquema mental.

Inteligência Artificial. A IA é talvez o avô de todas as tecnologias exponenciais. Certamente irá transformar o mundo e a raça humana de maneiras que mal podemos entender. Serão desencadeadas formas de criatividade que nem podemos imaginar, e vamos transcender o que significa ser humano. Trata-se de ampliar o fenômeno mais poderoso do universo: a inteligência.

Realidade Virtual. Essas tecnologias nos permitirão compartilhar sonhos uns com os outros. Todos terão essencialmente um “cosmo da imaginação” onde será possível construir verdadeiras catedrais da mente. Imagine a intimidade que será possível criar quando as pessoas puderem convidar umas às outras para visitar seus mundos particulares? Você gostaria de saber como é fazer parte de minha mente? É como se pudéssemos nos “virar” de dentro para fora. 

Tecnologias do êxtase. As drogas psicodélicas são entendidas como tecnologias do êxtase. Este entendimento aponta para o fato de que existe algo que acontece no lugar extático da morte do ego que redefine o eu, que nos dá acesso temporário, que nos torna a par de toda uma série de novas e selvagens visões que transformam a maneira como vemos o mundo. 

O que é Criatividade? O processo criativo, a criatividade, vem através de você e não de você. Há uma sensação de que há algo maior do que você trabalhou através de você. A noção de inspiração significa que estamos inspirando e expirando o que recebemos. Então, estamos transcrevendo a observação do que é. O processo criativo foi o que trouxemos de volta como repórteres de tudo o que é inspirado pelas qualidades transcendentais da divindade.

Texto: Luana Dalmolin

Imagem: Divulgação